Os especialistas explicam que a expansão das principais f...

Os especialistas explicam que a expansão das principais facções criminosas do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), rumo ao Norte e Nordeste, resultou em uma guerra entre elas dentro dos presídios. “O ano de 2017 começou com matanças nos presídios no Amazonas, Rio Grande do Norte e Roraima. O sistema ficou muito conflagrado, porque se imaginava depois dessas três ondas um efeito dominó”, explica Paes Manso, coautor do livro A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil. A guerra nos presídios teve reflexos nas ruas, acirrando os conflitos e elevando os índices de criminalidade daquele ano. Mas, com o tempo, a tensão entre os grupos rivais começou a diminuir a partir de armistícios e pactos de não agressão.
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/07/20/ politica/1563625750_156154.html>. Acesso em: 26 out. 2019.
De acordo com o texto, a tendência de queda da violência no Brasil, que começou no início de 2018, pode ser explicada
    A) pela própria dinâmica do mercado do crime.
    B) pelas ações oficiais tomadas pelo Governo Federal.
    C) pela extinção das principais facções criminosas do país.
    D) pelo aumento da tensão entre os grupos criminosos rivais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere aos conceitos de linguagens orientadas a objetos e de ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs), julgue os próximos itens.

Na linguagem C++, a utilização de namespace permite agrupar entidades, como classes e funções.

Resolva a questão aqui ›


O metabolismo energético e a função muscular alteram-se na vigência de desnutrição e imobilização, fato presente nas enfermarias hospitalares. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Na reabilitação de desnutridos, o exercício físico promove aumento da concentração de proteínas musculares e da retenção nitrogenada como conseqüência das alterações metabólicas no turn over protéico da musculatura esquelética.

Resolva a questão aqui ›