Questão Q829418
2018 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Hospital Universitário de Brasília (HUB) (2ª edição)
Prova: Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB) (2ª edição) - Multiprofissional em Atenção Básica Área Farmácia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2018 Hospital Universitário de Brasília (HUB) (2ª edição)

Um método espectrofotométrico por absorção em ultraviole...

Um método espectrofotométrico por absorção em ultravioleta para doseamento de determinado fármaco em comprimidos contendo 100 mg do princípio ativo foi validado, apresentando linearidade na faixa de concentração entre 4,0 μg/mL e 400 μg/mL; limite de detecção de 1,3 μg/mL; limite de quantificação de 4,0 μg/mL; e equação da regressão linear média y = 0,2x + 0,1, em que y é a absorbância e x é a concentração (μg/mL). A amostra para doseamento foi preparada com a pesagem e pulverização de 20 comprimidos, que, no total, pesavam 4 g. Em seguida, uma quantidade do pó equivalente a 10 mg do fármaco foi diluída em balão volumétrico de 50 mL.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

Nesse caso, a solução-mãe para o preparo da curva de calibração pode ser corretamente preparada diluindo-se 2 mg do fármaco em 500 mL de água.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...