O estado do Ceará passou quase todo o século XX nas mãos ...

O estado do Ceará passou quase todo o século XX nas mãos dos coronéis, período chamado de coronelismo. No entanto, em 1986, o então jovem candidato Tarso Jereissati ganhou as eleições diretas para governador e marcou uma nova era de empresários na política. Seu slogan “governo das mudanças” mexeu com a estrutura política do estado do Ceará.

Com base nesse contexto, analise as afirmativas seguintes.

I - Apesar de defender uma mudança na estrutura política do estado, seu governo manteve as relações clientelistas e com o apoio dos coronéis municipais, garantindo uma boa aceitação popular.

II - Tasso Jeressati vem de uma família tradicional mais ligada ao comércio e à indústria, tendo formação acadêmica em administração; seu intuito foi de preparar o Ceará para a industrialização e o crescimento econômico do qual fazia parte.

III - Em termos reais, o governo Tasso Jereissati trouxe as mudanças de modernização necessária para uma industrialização e o consequente desenvolvimento econômico, mas fortaleceu ainda mais o poder dos empresários cearenses.

IV - No governo de Tasso, houve uma visível mudança no núcleo gestor no qual se deu abertura para os técnicos atuarem, no sentido de um domínio de conhecimento nos setores, porém não tirou o controle do governador.

V - A primeira campanha de Tasso Jereissati teve o maciço apoio das camadas médias, sindicatos e de coronéis que queriam participar do governo.

Estão corretas:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis