A memória de um computador é organizada em uma estrutura...

A memória de um computador é organizada em uma estrutura hierárquica composta de múltiplos níveis: memória principal, memória cache e registradores. Considere um sistema computacional com palavra de dados de 32 bits e que possua um único nível de memória cache, com caches de instrução e de dados separadas, cada uma com capacidade de 16 palavras (64 Bytes). Analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta:

I. A memória cache promove ganho de desempenho na execução de um programa apenas quando este exibe algum nível de localidade no acesso às instruções e/ou dados.

II. Se a cache de dados for baseada no mapeamento direto, para se obter uma maior taxa de acertos na execução de um programa com alta localidade espacial no acesso a dados, é melhor organizar essa cache em 16 blocos com 01 palavra/bloco do que em 04 blocos com 04 palavras/bloco.

III. Para programas que exibam localidade temporal no acesso às instruções, para obter uma menor taxa de faltas, é melhor que a cache de instruções seja baseada no mapeamento associativo de duas vias do que no mapeamento direto. Isso se justifica porque o mapeamento associativo oferece alternativas de blocos para carregar uma posição da memória principal na cache e isso reduz a necessidade de substituição de blocos na cache.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis