Fazem-se as seguintes afirmações sobre os efeitos geomecâ...

Fazem-se as seguintes afirmações sobre os efeitos geomecânicos da ocorrência de fraturas e descontinuidades em maciços rochosos.

I. Em zonas de cisalhamento, o material que preenche o espaço entre os blocos limitados por essas faixas de ruptura apresenta sempre menor resistência mecânica a solicitações, maior compressibilidade e maior permeabilidade que a rocha não-alterada.

II. A água subterrânea que circula pelas juntas que cortam um maciço não apenas acelera o intemperismo químico como também reduz o atrito estático entre os blocos definidos por essas descontinuidades, o que pode levar a movimentação de massa em diversas situações.

III. As fraturas em rochas maciças variam grandemente em espaçamento, o que, aliado à frequente interseção de conjuntos diferentes, obriga a maior detalhamento dos estudos geotécnicos para identificação de potenciais situações que comprometam a estabilidade de fundações.

IV. Em rochas anisotrópicas, a resistência ao cisalhamento é normalmente maior em direções paralelas ao plano de foliação, pois o deslocamento tende a ocorrer mais facilmente em direções cujo ângulo está próximo da normal ou a até 30o em relação a essas estruturas.

Assinale a alternativa que comporta uma assertiva VERDADEIRA.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis