O uso de campos elétricos gerados no corpo humano tem si...

O uso de campos elétricos gerados no corpo humano tem sido objeto de estudo no que diz respeito ao desenvolvimento de redes de comunicação de dados. Aplicações projetadas para esse sistema de comunicação são ilimitadas e entre elas destaca-se o fato de indivíduos poderem, entre outras ações: trocar informações entre os seus aparelhos celulares A e B, usando apenas um aperto de mãos, como esboçado na figura I; transferir dados entre aparelhos eletrônicos A e B usando as duas mãos, como na figura II; imprimir dados apenas tocando na impressora; armas que funcionarão apenas com o seu proprietário; e eliminar a invasão por hackers. Nesse sistema de comunicação, o corpo humano funciona como um fio condutor ôhmico conectando equipamentos. Estudos recentes mostram que esse sistema de rede de comunicação entre aparelhos, denominado RedTacton (HAN), é mais eficiente e seguro que os sistemas tradicionais tais como wi-fi, LAN, WAN, infravermelho, bluetooth.

Considerando essas informações e que correntes elétricas iguais ou superiores a 100 mA causam fibrilação ventricular letal em humanos, que a resistência elétrica média da superfície externa de corpo humano molhado é de 300 Ω e do corpo seco é de 100 kΩ, julgue os itens a seguir.

Na aplicação esboçada na figura II, elétrons fluirão pela superfície do corpo do indivíduo no sentido do maior para o menor potencial elétrico.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis