Questão Q755950
2017 Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (3ª edição)
Prova: Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (3ª edição) - Médico Residente Área Enfermagem (Programa: Enfermagem em Centro Cirúrgico) - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) do ano 2017 Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (3ª edição)

M.J.A., 79 anos de idade, casada, mãe de seis filhos, apo...

M.J.A., 79 anos de idade, casada, mãe de seis filhos, aposentada, analfabeta funcional, mora com o marido de 88 anos de idade e o filho mais novo, de 34 anos de idade. A paciente está no primeiro dia de internação domiciliar após alta hospitalar 2 meses após sua queda ao solo e a constatação de fratura na cabeça do fêmur. M.J.A. é hipertensa, não possui cuidados com sua alimentação e relata pouca ingesta hídrica. Ao exame físico: emagrecida, pele desidratada, murmúrios vesiculares audíveis ilateralmente e membro inferior com baixa mobilidade e perda de força. Sinais vitais estáveis. Refere inapetência e insônia causadas pela dor. O enfermeiro do posto de saúde de referência da paciente resolve inclui-la no Programa de Atenção Domiciliar.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Um dos diagnósticos de enfermagem possíveis seria o de risco de constipação relacionado à ingestão insuficiente de fibras e água, e à atividade física insuficiente.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...