Inclusão, como processo social amplo, vem acontecendo em...

Inclusão, como processo social amplo, vem acontecendo em todo o mundo, fato que vem se efetivando desde a década de 1950. Na escola, os educandos com deficiência leve e moderada podem participar de atividades dentro do programa de Educação Física, com algumas adaptações e cuidados. Atente para o que se afirma a seguir sobre o processo de inclusão nas escolas.

I. Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO –, o Brasil é o país da América Latina que mais insere alunos com necessidades especiais em escolas regulares, seguido de México e Chile.

II. No Brasil, as classes especiais foram criadas entre 1960 e 1965, em todo o país, para “pessoas excepcionais”: este era o termo empregado exclusivamente para pessoas que frequentavam as “classes especiais”, que contribuíram para o término da segregação e exclusão dos alunos.

III. A partir de 1980, a terminologia “deficiente” foi alterada para “pessoas portadoras de deficiência”; a partir de 1986 houve a substituição de “pessoas portadoras de deficiência”, bem como de “excepcionais”, específica das classes especiais, para pessoas com “necessidades educativas especiais”.

IV. A educação inclusiva prevê a inserção de indivíduos em classes regulares, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sensoriais, origem socioeconômica, raça ou religião. Este aprender juntos implica levar em consideração o contexto histórico-cultural e social em que estão inseridos.

Está correto o que se afirma em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis