Os dados relativos ao processamento dos itens do acervo p...

Os dados relativos ao processamento dos itens do acervo podem constituir um ativo intangível vital para a biblioteca. Para o processamento de um livro são necessárias diversas ações dentro da instituição, sempre com o envolvimento de recursos humanos especializados. Quando é necessário refazer algum trabalho, há perda de tempo tanto do pessoal da biblioteca quanto dos usuários da biblioteca. No que diz respeito ao processamento dos itens do acervo, à perda de dados produzidos nesse acervo e suas consequências, é correto afirmar que
  • A. situações de perda são inevitáveis e não é possível prever se ocorrerão, nem quais itens do acervo poderão ter seus dados perdidos, sendo, portanto, impossível definir qualquer estratégia para a proteção dos dados relativa ao processamento técnico desses itens.
  • B. é vital que exista um planejamento de proteção dos dados, de maneira que, em caso de ocorrência de algum evento que venha a prejudicar os resultados do processamento técnico, tais dados possam ser recuperados a partir de fontes próprias seguras, destacando-se dentre as estratégias a serem consideradas a manutenção de rotinas de cópias de segurança.
  • C. a estratégia mais eficaz consiste em ter cuidado redobrado com a utilização dos itens do acervo, cujo processamento técnico demande mais tempo: esse cuidado deve ser direcionado para obras volumosas ou cujo conteúdo, pela tecnicidade, requeira conhecimentos técnicos ou científicos para o seu processamento técnico.
  • D. preocupações dessa natureza, embora respaldadas pelo valor desses ativos intangíveis, não têm potencial de afetar o bom funcionamento da biblioteca, visto que, mesmo que todo o processamento técnico se perca, haverá sempre o próprio acervo, a partir do qual pode-se sempre recuperar qualquer dado que eventualmente tenha sido perdido ou danificado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considera-se iniciativa popular a sugestão de proposta legislativa apresentada por, EXCETO:

Resolva a questão aqui ›


Em cada um dos itens subsequentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Aroldo, pessoa afortunada, resolveu assumir uma dívida que seu cunhado, Batista, possuía junto a Carlos, sem que este tivesse anuído à assunção da dívida. Nessa situação, Batista será exonerado da obrigação e Carlos somente poderá exigir de Aroldo o cumprimento da obrigação.

Resolva a questão aqui ›


O texto de Veríssimo fala dos “inconvenientes das ruas”, que prejudicariam o shopping. No caso da charge, esse inconveniente seria hipoteticamente

Resolva a questão aqui ›