O serviço de inteligência do Tribunal de Contas investigo...

O serviço de inteligência do Tribunal de Contas investigou os saldos das demonstrações contábeis de 497 municípios de um determinado Estado. Em seu relatório, indicou que foi extraído o primeiro dígito de cada saldo contábil e, após totalizadas as suas frequências, computou-se a estatística x2 ao nível de confiança α apropriado. A hipótese nula, correspondente à aderência à Lei de Benford, foi rejeitada nos balanços de 50 municipalidades do universo pesquisado.

Considerando o exposto, é correto afirmar:

  • A. Segundo tal teste, não é necessária a análise de 447 balanços para se assegurar que todas as eventuais manipulações na população foram encontradas.
  • B. Segundo tal teste, em 50 balanços foram encontradas manipulações nos saldos.
  • C. As normas técnicas de auditoria deixaram de permitir o emprego de técnicas estatísticas como a sugerida.
  • D. As normas técnicas de auditoria permitem o uso de amostragem, tanto a estatística quanto a não estatística.
  • E. É possível concluir, pelos dados apresentados, que o teste estatístico falhou e seu resultado não poderá ser aproveitado nos procedimentos de auditoria.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Texto II, para responder às questões de 5 a 8.

Assinale a alternativa incorreta a respeito das ideias do texto II.

Resolva a questão aqui ›


É recomendado que um bibliotecário conheça a diversidade das fontes e nomenclaturas do Direito. Para tanto, as fontes de informação jurídicas se dividem em 3 (três) distinções principais. Observe as assertivas a respeito de uma dessas categorias.

I. Juristas e estudiosos do Direito são os produtores desse tipo de informação jurídica.

II. Os especialistas do Direito se baseiam nas obras essenciais da área para produzir novas teorias e conhecimentos a respeito da área, ou seja, esse tipo de informação representa o seu conhecimento científico.

III. Esse tipo de informação é normalmente representada em livros, teses, artigos de periódicos, apresentação em congressos, entre outros tipos de canais da comunicação científica.

IV. É responsável por apresentar os pareceres jurídicos.

É CORRETO afirmar que as assertivas se referem à(o)

Resolva a questão aqui ›