“Os fusos horários se vinculam ao período de rotação do P...

“Os fusos horários se vinculam ao período de rotação do Planeta. Os fusos estão referidos ao Meridiano de Greenwich ou Meridiano Internacional de Origem (meridiano que passa sobre o antigo Observatório Real de Greenwich, em um subúrbio a leste de Londres), cuja longitude é de zero grau, e ao seu antemeridiano, a 180° deste, sobre o qual se localiza a Linha Internacional de Mudança de Data. Os fusos horários são numerados de 1 a 12, a partir do meridiano de origem, com sinal positivo para leste, quando as horas estão adiantadas em relação à origem, e sinal negativo para oeste, quando as horas estão atrasadas em relação à Greenwich.”

FITZ, P. R. Cartografia Básica. 2008.

Em relação aos fusos horários presentes no território brasileiro, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) O Brasil, a partir de 2013, passou a ter quatro fusos. O quarto e novo fuso compreende o Acre e o lado oeste do Amazonas, que têm menos cinco horas em relação à hora de Greenwich.

(---) O primeiro fuso engloba o arquipélago de Fernando de Noronha, arquipélago de São Pedro e São Paulo, ilha da Trindade e arquipélago Martin Vaz, com menos duas horas em relação à hora de Greenwich.

(---) O Estado de Santa Catarina está inserido no segundo fuso horário, ou seja, menos três horas em relação à hora de Greenwich.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis