O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou as regras q...

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou as regras que devem ser observadas nas eleições deste ano.

Entre elas, é correto afirmar que

(bit.ly/2Lrodip. Adaptado)

  • A. as propagandas feitas por telefonemas aos eleitores estão liberadas somente para o período entre 15 de agosto e 21 de setembro.
  • B. o crowdfunding está proibido como forma de arrecadação de fundos para o financiamento de campanha.
  • C. na internet, a propaganda pode começar em 16 de agosto e será permitido o impulsionamento de conteúdos por partidos, coligações e candidatos.
  • D. os eleitores transexuais e travestis poderão solicitar a inclusão do nome social no título de eleitor e no caderno de votação somente para as futuras eleições municipais.
  • E. os comícios podem ser realizados das 18 horas à meia-noite, e os comícios de encerramento devem acabar, no máximo, às 2 horas da madrugada da véspera da votação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

 De acordo com as idéias expressas no texto acima, julgue os seguintes itens.

O atual processo de laicização da sociedade coloca a religião em lugar periférico com relação ao núcleo forte da sociedade.

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente de 30 anos de idade, G3P2, com 31 semanas de gestação, procura o pronto atendimento obstétrico referindo mal-estar, febre de 38,5 °C e diminuição de movimentação fetal. Ao ser perguntada, nega sintomas urinários e se lembra de que sentiu uma “água escorrendo pelas pernas” há dois dias, que havia cessado, mas que ocorreu hoje novamente. A paciente refere que não se preocupou no primeiro episódio, mas que hoje começou a sentir um “cheiro forte e fedorento” no líquido. Ela é tabagista e fez uso frequente de substâncias ilícitas na gestação. Nada mais é relevante na história clínica prévia. Ao exame, a paciente apresenta FC de 115 bpm, temperatura axilar de 40 °C e, ao exame especular, foi verificada a saída de líquido amniótico fétido pelo orifício cervical e, na ausculta fetal, constatou-se BCF de 181 bpm, com desacelerações.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos relacionados à ruptura prematura de membranas e à infecção ovular, julgue os itens a seguir.

Nos casos de infecção ovular, a via de parto indicada é sempre a cesariana, pois melhora os índices de comprometimento do recém-nascido e diminui o risco de infecções graves na mãe.

Resolva a questão aqui ›