Uma paciente de cinquenta e quatro anos de idade, com di...

Uma paciente de cinquenta e quatro anos de idade, com diabetes tipo 2 e hipertensão, foi atendida no serviço de urgência de uma clínica odontológica. Na anamnese, a paciente relatou sentir dor intensa na região da maxila esquerda havia pelo menos doze horas e informou que a dor melhorava com a aplicação de gelo. No exame físico, o cirurgião-dentista constatou extensa lesão de cárie no dente 26. Na imagem radiográfica, foi confirmada a extensão da lesão de cárie próxima à câmara pulpar. Não foi identificada alteração periapical. No teste pulpar a frio, a paciente relatou sensível melhora da dor. Com o calor, a dor se tornava insuportável. O teste a percussão foi negativo.

A respeito do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Considerando tratar-se de atendimento de urgência para paciente diabético, a taxa glicêmica aferida inferior a 60 mg/dL oferece maior segurança para a intervenção.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Sobre os elementos utilizados para diagnóstico da tuberculose, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A segunda amostra de escarro deve ser coletada pela manhã, após escovar os dentes.

( ) A primeira amostra de escarro deve ser coletada em jejum.

( ) A cultura para o M. tuberculosis é indicada para os suspeitos de tuberculose pulmonar negativos ao exame direto do escarro.

Resolva a questão aqui ›


Com relação a agrotóxicos, julgue os itens a seguir.

Os agrotóxicos, seus componentes e afins que apresentarem indícios de redução de sua eficiência agronômica, alteração dos riscos à saúde humana ou ao meio ambiente poderão ser reavaliados a qualquer tempo e ter seus registros mantidos, alterados, suspensos ou cancelados.

Resolva a questão aqui ›