Paciente de 50 anos de idade, sexo feminino, procura tra...

Paciente de 50 anos de idade, sexo feminino, procura tratamento queixando-se da aparência dos dentes e do aspecto geral do sorriso, por achar que o mesmo a deixava com ar mais envelhecido. O exame clínico revelou os seguintes dentes ausentes: 18, 28, 38, 36, 46 e 48. Os dentes 37 e 47 apresentavam inclinação acentuada para mesial; os primeiros molares superiores extruídos e com restauracões de amálgama extensas. Os prémolares superiores tinham restaurações de amálgama oclusais de aspecto superficial enegrecido e bastante porosas. Os caninos superiores estavam hígidos mas com coloração amareloacinzentada. Os dentes anteriores superiores apresentavam múltiplas restaurações de cor alterada e também apresentavam cor amarelada. Os incisivos e caninos inferiores estavam hígidos mas também amarelados. Os pré-molares inferiores estavam ligeiramente distalizados e não possuíam restaurações, mas a cor estava alterada. O exame radiográfico não mostrou alterações periapicais ou periodontais, apenas tratamento endodôntico dos dentes 16 e 26 adequados. Na anamnese foi relatado pela paciente que recentemente se submeteu a tratamento, via oral, para anemia devido a hemorragias frequentes em consequência de um mioma.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens de 56 a 65.

É recomendada uma avaliação ortodôntica para analisar a viabilidade de reposicionar adequadamente os molares e pré-molares.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um homem de 27 anos de idade foi resgatado em via pública, vítima de atropelamento, apresentando traumatismo craniano e torácico. Classificado em Glasgow 5, foi submetido a intubação orotraqueal e ventilação mecânica manual após drenagem torácica de alívio, e removido após cerca de 10 minutos para o hospital geral mais próximo. No hospital, foi admitido na UTI após avaliação cirúrgica com drenagem torácica definitiva (constatado hemopneumotórax à esquerda) e avaliação com TC do crânio, que revelou evidência de contusão com edema circundante, apagamento de cisternas e apagamento dos sulcos. Submetido a terapêutica com ventilação mecânica, hipotermia, sedação e terapia nutricional por sonda enteral, com controle de PIC, o paciente evoluiu desfavoravelmente, piorando a condição neurológica, estando no momento comatoso, classificado em Glasgow 3, com sinais clínicos sugestivos de morte encefálica.

Com relação à situação clínica acima descrita, julgue os itens seguintes.

Devido ao aumento comprovado da mortalidade por complicações infecciosas, a drenagem de tórax em via pública estava contraindicada no caso descrito no texto, mesmo considerando-se a remoção em curto percurso como o descrito acima.

Resolva a questão aqui ›


Considerando a afirmação de que os projetos societários constituem estruturas flexíveis e mutáveis, pois incorporam novas demandas e aspirações, transformam-se e renovam-se segundo as conjunturas históricas e políticas, julgue os itens seguintes.

Expressão de flexibilidade pode ser constatada a partir das mudanças nas estruturas organizativas da categoria de assistentes sociais, entre as quais incluem-se as mudanças de Conselho Federal de Assistentes Sociais/Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CFAS/CRAS) para o conjunto Conselho Federal de Serviço Social/Conselho Regional de Serviço Social (CFESS/CRESS).

Resolva a questão aqui ›


Para garantir que os benefícios do trabalho em equipe não se percam, as equipes devem ser estruturadas e administradas de maneira apropriada. Acerca do tema trabalho em equipe, julgue os itens a seguir.

As equipes interfuncionais são constituídas de funcionários de mesmo nível hierárquico, mas de diferentes áreas de trabalho, que se juntam para realizar uma tarefa. Os comitês e a força-tarefa são exemplos de equipes interfuncionais.

Resolva a questão aqui ›