Proposições são sentenças que podem ser julgadas como ver...

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V -, ou falsas - F -, mas não cabem a elas ambos os julgamentos.

As proposições simples são freqüentemente simbolizadas por letras maiúsculas do alfabeto, e as proposições compostas são conexões de proposições simples.

Uma expressão da forma AB é uma proposição composta que tem valor lógico V quando A e B forem ambas V e, nos demais casos, será F, e é lida "A e B".

A expressão ¬A, "não A", tem valor lógico F se A for V, e valor lógico V se A for F.

 A expressão A V B, lida como "A ou B", tem valor lógico F se ambas as proposições A e B forem F; nos demais casos, é V.

A expressão - tem valor lógico F se A for V e B for F. Nos demais casos, será V, e tem, entre outras, as seguintes leituras: "se A então B", "A é condição suficiente para B", "B é condição necessária para A".

Uma argumentação lógica correta consiste de uma seqüência de proposições em que algumas são premissas, isto é, são verdadeiras por hipótese, e as outras, as conclusões, são obrigatoriamente verdadeiras por conseqüência das premissas.

Considerando as informações acima, julgue os itens de 71 a 80.

A sentença "No Palácio Itamaraty há quadros de Portinari ou no Palácio Itamaraty não há quadros de Portinari" é uma proposição sempre verdadeira.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação aos conceitos e à importância da arte, julgue os seguintes itens.

A percepção estética compreende a fusão pura, harmoniosa e perfeita de dois elementos: o objetivo e o subjetivo, tendo em vista que a obra artística é a realidade objetiva do mundo estético.

Resolva a questão aqui ›


De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o correio eletrônico (“e-mail”), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação e de envio de documentos. Analise as recomendações a seguir, observando sua consonância com o que dispõe o manual sobre o uso desse meio de comunicação em correspondências oficiais.

I Deve-se definir uma forma rígida para sua estrutura, no padrão ofício.

 II Deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

III A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.

IV Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura.

Estão de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República as recomendações

Resolva a questão aqui ›


O terreno de um loteamento possui dimensões de 25 × 100 metros. Quando mapeado na escala 1:1.000, esse terreno deve ser representado por um retângulo que mede

Resolva a questão aqui ›