Para os riscos biológicos existe uma classificação dos ag...

Para os riscos biológicos existe uma classificação dos agentes causadores que leva em consideração os riscos para o manipulador e para a comunidade. Esses riscos são avaliados em função do poder do agente infeccioso, da sua resistência no meio ambiente, do modo de contaminação, da dose de contaminação, do estado de imunidade do manipulador e da possibilidade de tratamento preventivo e curativo eficazes. Quanto às classes dos riscos biológicos, assinale a alternativa correta.
  • A. Classe 1 – Agentes que não apresentam riscos para o manipulador nem para a comunidade.
  • B. Classe 2 – Representam risco moderado para o manipulador e grave para a comunidade; há sempre um tratamento preventivo.
  • C. Classe 3 – Representam risco grave para o manipulador e grave para a comunidade, sendo que as lesões ou sinais clínicos são graves e nem sempre há tratamento.
  • D. Classe 4 – Representam risco grave para o manipulador e moderado para a comunidade, não existe tratamento e os riscos em caso de propagação são bastante graves.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

De acordo com o Decreto nº 1.171/1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público, assinale a alternativa incorreta.

Resolva a questão aqui ›


Em relação a diversos aspectos das patologias cujas ações de vigilância epidemiológica têm sido apoiadas e fortalecidas pela atuação da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), julgue os seguintes itens.

Os linfócitos e macrófagos são também chamados de fagócitos por sua capacidade de englobar os agentes agressores.

Resolva a questão aqui ›


Os contratos administrativos podem ser definidos como aqueles ajustes celebrados pela Administração Pública por meio de regras previamente estipuladas por esta, sob um regime de direito público, visando à preservação dos interesses da coletividade. Acerca dos contratos administrativos, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›