Ao realizar uma vistoria de rotina em uma indústria com 2...

Ao realizar uma vistoria de rotina em uma indústria com 200 funcionários, um integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) percebeu que uma prensa mecânica excêntrica operava sem clausura da zona de prensagem, oferecendo risco grave e iminente a seu operador. Imediatamente o empregado comunicou o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) de sua empresa e solicitou a paralisação do equipamento. Com base nas características da CIPA normatizadas na NR5, o funcionário agiu de modo
  • A. incorreto, pois deveria ter notificado a chefia imediata que possui autoridade para solicitar a parada da linha de produção.
  • B. incorreto, pois de acordo com a NR5, o SESMT é um órgão subordinado à CIPA.
  • C. incorreto, pois a intervenção realizada não é atribuição de membros da CIPA.
  • D. correto, uma vez que esta é uma atribuição dos integrantes da CIPA.
  • E. correto, mas o empregado poderia ser responsabilizado em sindicância interna, caso houvesse acidente de trabalho envolvendo o equipamento.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Assinale a alternativa que apresenta componentes internos básicos para o funcionamento de um computador de uso geral, também conhecido como PC.

Resolva a questão aqui ›


O Sistema Único de Saúde define a política de saúde vigente no Brasil. Faz parte dos seus princípios a

I universalidade.

II integralidade.

III eqüidade.

IV participação comunitária.

V descentralização das ações.

A quantidade de itens certos é igual a

Resolva a questão aqui ›


A colonização holandesa no Brasil poderia ter dado certo, segundo Holanda (2005), pela característica do espírito de empreendimento metódico e coordenado em capacidade de trabalho e em coesão social. No entanto, isso não ocorreu pela inadequação das estratégias, que limitaram os colonizadores à comodidade de um centro desenvolvido, em oposição a um domínio do interior por meio das atividades:

Resolva a questão aqui ›