Na vistoria realizada em um laboratório, cujo funcionamen...

Na vistoria realizada em um laboratório, cujo funcionamento normal foi mantido, observaram-se as situações descritas a seguir.

I Um técnico estava trabalhando com dimetilmercúrio, em uma capela de exaustão, usando luvas de látex descartáveis. Ao lado da capela, encontravam-se, fixos à parede por correntes de aço, cilindros pressurizados de acetileno e oxigênio. Ao ser questionado a respeito da toxicidade do mercúrio, o técnico informou que desconhecia, porém sabia onde estavam guardadas as fichas que continham informações de segurança sobre essa substância, para que se tivesse acesso fácil, caso necessário.

 II Ao se observar mais detalhes da estrutura física do laboratório, notou-se a presença de frascos de ácido clorídrico, azida sódica, nitrato de amônio e ácido nítrico acondicionados em uma prateleira aberta, fixa, de ferro, aproximadamente à altura dos olhos, localizada ao lado dos cilindros mencionados anteriormente. Em um armário fechado, encontravam-se acetona, metanol e hexano. O chuveiro de emergência e o lava-olhos estavam localizados próximos aos banheiros, a cerca de 30 m das áreas de risco de exposição a compostos perigosos. Os extintores, todos identificados como de classe A, localizavam-se em corredores e o acesso a eles era livre de obstruções.

 III Em relação aos hábitos das pessoas que trabalhavam no laboratório, foram observadas as seguintes características: alguns indivíduos usavam lentes de contato e colocavam óculos de proteção antes de estar na presença de vapores tóxicos; os membros do laboratório, de forma geral, usavam sempre luvas de látex, mesmo para atender ao telefone ou abrir portas.

Considerando as informações acima, julgue os itens que se seguem.

Se o hexano for descartado sobre o solo, seguramente ocorrerá contaminação de lençóis de água subterrâneos e impregnação no solo, uma vez que o hexano apresenta meiavida no solo superior a 20 anos.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis