Na vistoria realizada em um laboratório, cujo funcionamen...

Na vistoria realizada em um laboratório, cujo funcionamento normal foi mantido, observaram-se as situações descritas a seguir.

I Um técnico estava trabalhando com dimetilmercúrio, em uma capela de exaustão, usando luvas de látex descartáveis. Ao lado da capela, encontravam-se, fixos à parede por correntes de aço, cilindros pressurizados de acetileno e oxigênio. Ao ser questionado a respeito da toxicidade do mercúrio, o técnico informou que desconhecia, porém sabia onde estavam guardadas as fichas que continham informações de segurança sobre essa substância, para que se tivesse acesso fácil, caso necessário.

 II Ao se observar mais detalhes da estrutura física do laboratório, notou-se a presença de frascos de ácido clorídrico, azida sódica, nitrato de amônio e ácido nítrico acondicionados em uma prateleira aberta, fixa, de ferro, aproximadamente à altura dos olhos, localizada ao lado dos cilindros mencionados anteriormente. Em um armário fechado, encontravam-se acetona, metanol e hexano. O chuveiro de emergência e o lava-olhos estavam localizados próximos aos banheiros, a cerca de 30 m das áreas de risco de exposição a compostos perigosos. Os extintores, todos identificados como de classe A, localizavam-se em corredores e o acesso a eles era livre de obstruções.

 III Em relação aos hábitos das pessoas que trabalhavam no laboratório, foram observadas as seguintes características: alguns indivíduos usavam lentes de contato e colocavam óculos de proteção antes de estar na presença de vapores tóxicos; os membros do laboratório, de forma geral, usavam sempre luvas de látex, mesmo para atender ao telefone ou abrir portas.

Considerando as informações acima, julgue os itens que se seguem.

Se o hexano for descartado sobre o solo, seguramente ocorrerá contaminação de lençóis de água subterrâneos e impregnação no solo, uma vez que o hexano apresenta meiavida no solo superior a 20 anos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Observe a sequência figural, que é ilimitada, ordenada e seu padrão de formação permanece constante.

A primeira figura mostra o sol e raio defronte a uma mesma ponta da estrela. Em seguida o sol e o raio mudam de posição, mas sempre defronte a alguma ponta da estrela. Quando novamente ocorrer o fato de o sol e o raio estarem defronte a uma mesma ponta da estrela, a figura será

Resolva a questão aqui ›


Apesar do grande potencial apresentado pela maioria das regiões brasileiras para a produção de grãos e sementes, e da importância econômica, social e alimentar das culturas graníferas nacionais, os grãos e sementes produzidos no Brasil ainda apresentam problemas de qualidade que podem dificultar a comercialização. Assim sendo, é grande o prejuízo anual que a economia das nações em desenvolvimento possuem em conseqüência das perdas pós-colheita. A respeito da tecnologia pós-colheita de grãos e sementes de feijão, julgue os itens de 112 a 116. A colheita antecipada, seguida da secagem, é benéfica para a qualidade da semente do feijão, podendo ser utilizada a secagem tanto por meio da energia solar como por estufa. Para não haver perda da viabilidade das sementes, os tempos de secagem pela exposição à luz solar ou pelo uso da estufa não devem ultrapassar 2 dias e 24 horas, respectivamente.

Resolva a questão aqui ›


O valor pelo qual um ativo pode ser intercambiado ou um passivo ser liquidado entre partes interessadas que atuam em condições independentes e isentas ou conhecedoras do mercado é a definição de valor

Resolva a questão aqui ›