“Essa massa de mulatos e caboclos, lusitanizados pela lín...

“Essa massa de mulatos e caboclos, lusitanizados pela língua portuguesa que falavam, pela visão de mundo, foram plasmando a etnia brasileira e promovendo, simultaneamente, sua integração, na forma de um Estado-Nação. Estava já madura quando recebe grandes contingentes de imigrantes europeus e japoneses, os quais possibilitou ir assimilando todos eles na condição de brasileiros genéricos” (Darcy Ribeiro, O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil, Cia. das Letras, 2002, p. 448). Assinale a alternativa incorreta.
  • A. As identidades nacionais são formadas e transformadas no interior das representações coletivas, que são dinâmicas e abarcam toda a vida social.
  • B. A mestiçagem do povo brasileiro deu-se tanto fisicamente como culturalmente.
  • C. O que gerou a identidade nacional brasileira foi o encontro entre diversos grupos étnicos, configurando-se no fenômeno da mestiçagem.
  • D. O brasileiro é um povo que resultou do encontro de vários outros povos, que, embora com culturas diferentes, se integraram ao Estado-Nação, às vezes por meios violentos.
  • E. A identidade nacional brasileira foi forjada à ferro e fogo pelos portugueses e por grandes contingentes de imigrantes europeus e japoneses.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação ao Microsoft Word, é incorreto afirmar que:

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, relativos ao direito do trabalho.

Um analista de sistemas que trabalhe em uma usina de açúcar é considerado como trabalhador rural.

Resolva a questão aqui ›