Pesquisadores, interessados em identificar a associação e...

Pesquisadores, interessados em identificar a associação existente entre classe social e processo de crescimento nos primeiros anos de vida, delinearam um estudo de caso-controle em um município paulista, valendo-se dos dados de um censo de estatura realizado no início do ano letivo, que examinou 13.636 escolares ingressantes na primeira série do ensino fundamental da rede de ensino, envolvendo 81 escolas estaduais e 19 escolas particulares do município.

Os casos foram selecionados entre os alunos menores de oito anos de idade com retardo do crescimento, ou seja, indicador altura-para-idade (A/I) < !2 escore Z (WHO, 1986), calculado pelo programa de computador do CASP/CDC (Center for Disease Control), tomando-se por base a população de referência do NCHS (National Center for Health Statistics, 1977). Os controles foram selecionados aleatoriamente entre aqueles ingressantes que apresentavam indicador A/I > !1 escore Z. A relação foi de 1:1 e um número amostral de 240 (incluídos 20% para perdas), estabelecendo-se um nível de 5% de significância estatística e 90% de poder do estudo.

Com base no texto apresentado, julgue os itens de 71 a 75.

As perdas citadas na amostragem não interferem no resultado final da pesquisa, pois, nesse tipo de estudo epidemiológico, as amostras-controle devem ser obtidas ao final do período do trabalho.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis