Acerca das diretrizes para vigilância, atenção e eliminaç...

Acerca das diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da hanseníase no Brasil, julgue os itens subsequentes. Para a confirmação do diagnóstico de hanseníase é indispensável que a pessoa apresente, simultaneamente, os seguintes sinais: lesões na pele, com alteração da sensibilidade térmica, espessamento de nervo periférico e presença de bacilos M. leprae em esfregaço.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O Médico de Saúde e Comunidade atende uma moça de 25 anos com febre (TA = 38°C) de início súbito, acompanhada de mialgia, artralgia e cefaleia frontal, com duração aproximada de 2 dias. Apresentou episódio de sangramento nasal de pequena intensidade. A paciente nega viagem a áreas endêmicas de malária ou febre amarela. Sua vacinação está em dia (vacinada contra febre amarela há 2 anos). Negou contato com roedores urbanos ou silvestres. Ao exame, sua pressão arterial foi de 90 x 60mmHg. Foram solicitados alguns exames, cujos resultados são:

I. Hemograma: leucopenia sem desvio à esquerda, com ligeiro aumento de linfócitos.

II. Hematócrito: normal.

III. Plaquetas: aparentemente normais em quantidade.

IV Prova do laço: negativa.

Em relação ao caso exposto, assinale a alternativa que apresenta como deve ser feita a notificação ao sistema de vigilância epidemiológica.

Resolva a questão aqui ›


Com base nas características e nos sinais clínicos dos estágios de inflamação, reparo e maturação do tecido em paciente com entorse de tornozelo que se encontra no estágio subagudo, julgue os itens a seguir.

Nesse estágio, os pacientes que usam analgésicos e estão sob orientação do fisioterapeuta sentem dor somente quando o tecido recém-desenvolvido é sobrecarregado antes de sua tolerância ou quando o tecido retraído é relaxado.

Resolva a questão aqui ›