As reações de reconhecimento entre antígeno e anticorp...

As reações de reconhecimento entre antígeno e anticorpo são a base dos imunoensaios. Com relação aos imunoensaios, avalie se é correto afirmar que:

I. Nos ensaios de imunodifusão, o antígeno ou o anticorpo se difunde em um meio gelificado e, quando se encontram, formam precipitados com cristais.

II. Os imunoensaios utilizam marcadores específicos para a emissão do sinal que será detectado pelos equipamentos de leitura. Nos ensaios fluorimétricos e quimioluminescentes, a detecção do sinal é realizada pela contagem de fótons de luz.

III. No ensaio de nefelometria, as reações de precipitação entre antígeno e anticorpo produzem um aumento da absorção da luz incidente, enquanto que na turbidimetria produzem um aumento da intensidade de luz dispersa. Ambas as técnicas podem ser aplicadas nas determinações de proteínas de significado clínico em qualquer fluido corporal, desde que essas proteínas apresentem tamanho molecular suficientemente grande para a formação dos imunocomplexos de precipitação.

IV. A técnica de imunofluorescência indireta é caracterizada pela detecção de um antígeno em células ou tecidos que foram preparados em blocos de parafina e reagido com anticorpo específico marcado com fluorocromo.

Assinale a alternativa correta.

  • A. apenas a afirmativa I está correta.
  • B. apenas a afirmativa II está correta.
  • C. apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • D. apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
  • E. as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O gás natural é composto por gases inorgânicos e hidrocarbonetos saturados, predominando o metano e, em menores quantidades, o propano e o butano. O gás liqüefeito de petróleo (GLP), mais largamente conhecido como gás de cozinha é constituído basicamente de butano, é normalmente comercializado em botijões no estado líquido, tornando-se gasoso à pressão atmosférica e temperatura ambiente na hora de sua utilização em fogão. Esse gás é incolor e inodoro e, por questões de segurança, o gás natural comercializado é odorizado com um composto de enxofre. Com relação a essas informações, julgue os itens seguintes.

Considere que foram confinadas quantidades de propano e oxigênio, à temperatura ambiente, em um recipiente de volume fixo e que ocorreu a combustão completa de todo o propano. Nessa situação, supondo que os gases comportam-se idealmente, quando os produtos atingirem a temperatura ambiente, a pressão exercida pelo dióxido de carbono produzido será igual à pressão exercida pelo propano antes da combustão.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens seguintes, acerca dos princípios e das aplicações da papiloscopia. Impressões datiloscópicas são pouco sensíveis à temperatura, motivo pelo qual persistem por longos períodos na cena de um crime, sem perda significativa de qualidade.

Resolva a questão aqui ›


Quanto aos tipos de organização, julgue os próximos itens. Como desvantagem da organização funcional, é possível citar a subordinação múltipla entre os empregados.

Resolva a questão aqui ›