Segundo Ian Sommerville, as arquiteturas orientadas a ser...

Segundo Ian Sommerville, as arquiteturas orientadas a serviços (SOA) são uma forma de desenvolvimento de sistemas distribuídos em que os componentes de sistema são serviços autônomos, executando em computadores geograficamente distribuídos. Para que o acesso a esses serviços ocorra, são utilizados alguns padrões, dentre os quais estão o SOAP, WSDL e WS-BPEL.

A linguagem WSDL é baseada em XML e tem como função especificar um serviço (web service) considerando os seguintes aspectos:

  • A. descrição das operações, protocolo de Internet e tipo de arquivo;
  • B. localização do serviço, criptografia e protocolo de comunicação;
  • C. método de conexão, protocolo de Internet e local da implementação;
  • D. localização, assinatura digital e componente;
  • E. interface, ligação e local da implementação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Língua Portuguesa

Atenção: As questões de números 10 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 Mudança industrial

 Entre janeiro e julho, a produção industrial brasileira registrou um crescimento de 7,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o IBGE. Os setores que mais contribuíram para esse bom resultado foram os de automóveis, máquinas e equipamentos, material eletrônico e de comunicação.

 O ciclo de investimentos das empresas montadoras e da indústria de autopeças na segunda metade dos anos 90 vai emitindo seus sinais positivos, após as duas maxidesvalorizações da moeda. A meta da Anfavea de produzir neste ano 2,1 milhões de veículos não exige o uso pleno da capacidade instalada. A folga permitiria a produção de mais 1,1 milhão de unidades.

Exportar tornou-se estratégico para ocupar essa capacidade ociosa. Nesse processo, a indústria de autopeças se modernizou e, com mão-de-obra qualificada e ganhos de escala (automóveis pequenos), o setor começou a conquistar o mercado externo. Na verdade, esse movimento ilustra uma situação observada em outros setores industriais.

Empresas transnacionais estão mudando suas diretrizes e passando a exportar parcela de sua produção também para melhor se proteger contra as flutuações cambiais. Obter receitas em moeda estrangeira, por meio de exportações, é fundamental para garantir o fluxo de importações de insumos, reduzir o endividamento externo e "blindar" o patrimônio. É um fenômeno novo no setor produtivo e exportador, que precisa ser preservado para consolidar a solvência externa do país.

 (Folha de S. Paulo, 11 de setembro de 2004, A2)

É correto concluir do texto que

Resolva a questão aqui ›


Julgue os próximos itens que versam acerca das diretrizes para a criação de quelônios de água doce das espécies tartaruga-daamazônia (Podocnemis expansa), tracajá (Podocnemis unifilis), pitiú ou iaçá (Podocnemis sextuberculata) e muçuã (Kinosternon scorpioides). O plantel poderá ser formado a partir de animais oriundos de apreensões, doações ou criadouros comerciais registrados no IBAMA.

Resolva a questão aqui ›