A coluna lombar e a região sacroilíaca podem apresentar...

A coluna lombar e a região sacroilíaca podem apresentar inúmeras patologias, dentre elas, a espondilite anquilosante, que se caracteriza por uma condição inflamatória, sendo umas das principais evoluções a rigidez da coluna, com a possibilidade de fusões vertebrais.

Neste contexto, a técnica radiológica apropriada para início desta investigação é

  • A. Incidência AP axial do cóccix.
  • B. Incidência em AP (ou PA) de coluna lombar.
  • C. Perfil de coluna cervical com raios horizontais.
  • D. Incidência em AP “Boca Aberta”, técnica transoral.
  • E. Incidência em PA de coluna dorsal, método de Ferguson.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito de anatomia, fisiologia e patologia bucal, julgue os próximos itens.

Considere que se tenha observado clinicamente a presença de cinco incisivos mandibulares em um paciente, também se verificando radiograficamente que dois deles estavam unidos completamente pela raiz. Nessa situação, o único diagnóstico possível é que se trata de um caso de fusão.

Resolva a questão aqui ›


Um local de morte, como a própria designação esclarece, é definido como o sítio onde ocorreu a extinção de uma pessoa. Assim, para a elucidação dos fatos que culminaram no evento morte, o perito criminal deve realizar um minucioso levantamento dos vestígios, das posições dos objetos, do cadáver e do próprio ambiente.

Em um local de morte por arma de fogo, por exemplo, o ambiente é vasculhado em toda a sua amplitude, fotografando-se os pontos de impactos de projéteis, se houver. Determina-se, também, a distância, a origem e a direção do disparo, estabelecendo-se, desse modo, a provável trajetória. Em seguida, examina-se o cadáver à procura dos ferimentos, os orifícios de entrada e de saída do projétil, e suas localizações.

Por fim, examinam-se os próprios projéteis e estojos encontrados no local, com o escopo de se fazer a identificação mediata da arma (microcomparação balística) que causou a lesão, caso nenhuma seja encontrada.

Destarte, todos os procedimentos descritos anteriormente para o local de morte por arma de fogo, entendidos como uma diligência processual penal veiculada através do instrumento conhecido como laudo de local, visam determinar a causa jurídica da morte; ou seja, estabelecer a diagnose diferencial entre homicídio, suicídio e acidente.

Baseando-se nos dados citados, podemos classificar os ferimentos produzidos pelo projétil disparado por uma arma de fogo como:

Resolva a questão aqui ›


No que se refere a estudos ecocardiográficos utilizando-se técnicas uni/bi/tridimensionais, julgue os itens subsequentes. O melhor método de avaliação da fração de ejeção do ventrículo esquerdo é aquele capaz de minimizar, ao máximo, os eventuais efeitos de modificação da geometria ventricular.

Resolva a questão aqui ›