No circuito mostrado na Figura 3, a seguir, uma fonte sen...

No circuito mostrado na Figura 3, a seguir, uma fonte senoidal com valor eficaz de 50 V e frequência angular de 100 rd/s alimenta uma carga RC com a configuração mostrada.

 Qual é o valor aproximado da energia consumida pelo resistor R, de 3 ohms, em um intervalo de 10 horas?

  • A. 1 kWh
  • B. 3 kWh
  • C. 4 kWh
  • D. 5 kWh
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Atenção: As questões de números 7 a 11 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O mapa do atual território brasileiro começou a ser definido ainda no século XV, antes mesmo de o país ser oficialmente descoberto, com o Tratado de Tordesilhas. Firmado entre Espanha e Portugal, esse acordo dividia o "novo mundo" que começava a ser descoberto − a América − entre os dois países e acabou criando a primeira fronteira do Brasil. Só que na verdade tal fronteira nunca seria respeitada. A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas deveriam pertencer aos espanhóis, forçou um novo tratado no século XVIII, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro.

Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado. Entre 1895 e 1904, disputas territoriais com Argentina, Guiana Francesa e Guiana − no oeste de Santa Catarina e Paraná, no Amapá e no leste de Roraima −, foram resolvidas por três árbitros internacionais: os presidentes dos Estados Unidos e da Suíça e o rei da Itália.

Ainda no século XIX, também por meios diplomáticos, o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. "Por volta de 1850, surgiu um plano de ocupação da Amazônia por latifundiários americanos. A diplomacia brasileira agiu com energia, fortificando a foz do Amazonas, estabelecendo um plano de colonização e impedindo a chegada de estrangeiros", afirma um historiador da Universidade de Brasília.

(Adaptado de Mundo estranho, junho 2004, p. 56)

De acordo com o texto, o Tratado de Madri

Resolva a questão aqui ›


O triângulo eqüilátero ABC tem lado 6. A circunferência que contém A e os pontos médios dos lados AB e AC tem raio:

Resolva a questão aqui ›