Uma instalação elétrica de baixa tensão, trifásica (...

Uma instalação elétrica de baixa tensão, trifásica (3F + N na ligação estrela) alimenta três cargas resistivas, conforme apresentado abaixo.

Dado que a tensão de fase é 100 [V], apresenta corretamente a corrente nas três fases da instalação (F1, F2 e F3), respectivamente,

  • A. 52 [A], 43 [A] e 48 [A].
  • B. 30 [A], 25 [A] e 28 [A].
  • C. 26 [A], 22 [A] e 24 [A].
  • D. 15 [A], 13 [A] e 14 [A].
  • E. 13 [A], 11 [A] e 12 [A].
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As instalações hidráulicas de combate a incêndios são de fundamental importância para a segurança das construções. No que se refere ao dimensionamento desse tipo de instalação, julgue os itens subseqüentes.

Nos hidrantes de coluna e nos hidrantes subterrâneos, a pressão máxima de serviço da água deve ser de 200 kPa (aproximadamente 2 kg/cm2).

Resolva a questão aqui ›


Uma viúva com setenta e sete anos de idade, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) severa, foi atendida no pronto-socorro com piora da dispneia e da tosse produtiva. Ela recebeu a segunda alta hospitalar neste ano, havia três semanas, devido a DPOC exacerbada. A paciente vivia só e realizava as atividades habituais diariamente sem auxílio. Estava em uso regular de indacaterol e glicopirrônio. No exame físico, apresentava saturação de oxigênio (em ar ambiente) de 87%, frequência respiratória de 32 irpm, pressão arterial de 134 mmHg × 74 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca de 102 bpm e ritmo cardíaco regular em dois tempos sem sopros. A ausculta respiratória revelou ruídos adventícios presentes com estertores crepitantes em bases e sibilos esparsos. O restante do exame físico foi normal. Após três nebulizações com brometo de ipratrópio e bromidrato de fenoterol, houve melhora da frequência respiratória para 28 irpm e da saturação de oxigênio (em ar ambiente) para 89%. O exame físico não apresentou modificações significativas.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

Recomenda-se a substituição do glicopirrônio pelo brometo de ipratrópio, alta do pronto-socorro e retorno ao pneumologista em até três dias.

Resolva a questão aqui ›


Considerando a figura acima, que ilustra dois tipos de hémia de hiato (HH) indicados por A e B, julgue os itens a seguir.

Na HH por deslizamento, representada por A, ocorre protuberância de parte da cárdia gástrica para O tórax, O que aumenta a chance de esofagite de refluxo.

Resolva a questão aqui ›