A lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, dispõe sobre...

A lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, dispõe sobre a proteção do consumidor. Sobre os princípios que sustentam a Política Nacional das Relações de Consumo, analise as opções e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Racionalização e melhoria dos serviços públicos.

( ) Educação e informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo.

( ) Incentivo à criação pelos consumidores de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo.

( ) Ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor: por iniciativa direta; por incentivos à criação e desenvolvimento de associações representativas; pela presença do Estado no mercado de consumo e pela garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A. V F F V
  • B. V V F V
  • C. V F V F
  • D. F V V F
  • E. F V F V
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O diagrama tensão-deformação acima mostra os resultados de ensaios de tração para dois materiais metálicos distintos, A e B, que têm propriedades mecânicas diferentes. Acerca desse ensaio de tração, julgue os itens que se seguem.

O limite de escoamento do material A, definido por 0,2% de deformação, vale 450 MPa.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os seguintes itens, que versam acerca das operações típicas de empresas comerciais, suas movimentações financeiras e orçamentárias.

O registro do ajuste referente a realização de receita antecipada proporciona decréscimo ao passivo e acréscimo ao resultado do exercício. A realização da receita, nesse caso, não afeta o índice de liquidez seca.

Resolva a questão aqui ›


O artista acreano Ueliton Santana montou sua instalação de rede/pipa e explicou seu sentido: "a rede é um elemento muito forte de identidade, pois nos acompanha desde o nascimento, como uma extensão do embalo materno, até a morte, quando muitos são enterrados em redes. E também embala nossos sonhos e nos convida a uma reflexão".

Nessa instalação, o artista

Resolva a questão aqui ›