A contabilidade nacional trata da mensuração dos grande...

A contabilidade nacional trata da mensuração dos grandes agregados econômicos. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
  • A. A redução substancial das remessas dos brasileiros, que trabalham no exterior, para seus familiares no Brasil, decorrente do aumento do desemprego provocado pela crise econômica mundial, diminui a renda interna bruta do Brasil contribuindo, assim, para expandir o quadro recessivo no país.
  • B. Os lucros auferidos por uma fábrica de carros em Porto Real–RJ são incluídos, simultaneamente, no produto interno bruto (PIB) e no produto nacional brasileiro (PNB).
  • C. De acordo com a identidade básica da contabilidade nacional, aumentos no deficit público, por contraírem a poupança doméstica, reduzem, inequivocamente, os recursos destinados aos gastos de investimento.
  • D. Pagamentos de pensões e aposentadorias para funcionários públicos federais, por representarem despesas do governo central, são contabilizados no PIB, computado sob a ótica da despesa.
  • E. A redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) sobre material de construção, anunciada recentemente pelo governo, contribui para elevar a renda disponível da economia brasileira.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

São fatores que interferem na eficácia dos procedimentos de desinfecção e esterilização, EXCETO:

Resolva a questão aqui ›


No tocante à programação, à execução e ao controle das despesas públicas, julgue os itens a seguir. A realização da despesa pública deve observar os seguintes estágios: empenho, liquidação e pagamento.

Resolva a questão aqui ›


O esquema básico para o tratamento da tuberculose, em crianças menores de 10 anos de idade, é:

Resolva a questão aqui ›