Sobre os agregados monetários e o multiplicador bancári...

Sobre os agregados monetários e o multiplicador bancário, é correto afirmar:
  • A. A base monetária da economia é definida pelo somatório de papel-moeda em poder do público e depósitos à vista nos bancos comerciais.
  • B. Há criação de meios de pagamentos quando ocorre o desconto de uma duplicata por parte de uma empresa em um banco comercial.
  • C. O multiplicador dos meios de pagamento independe do comportamento dos agentes econômicos, ficando plenamente sujeito aos objetivos da autoridade monetária.
  • D. O conjunto de meios de pagamento da economia é constituído pelo papel-moeda em poder do público, bem como pelas reservas em encaixes monetários dos bancos comerciais e os títulos que o público compra no Sistema Tesouro Direto, que são títulos de alta liquidez.
  • E. O multiplicador dos meios de pagamento em uma economia dotada de um sistema financeiro organizado exprime o impacto de uma variação na base monetária sobre o total de ativos monetários, também conhecido como M4.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando que há no arquivo a seguinte fórmula dactiloscópica: A2131 / E1423, assinale em qual dedo estará presente o tipo fundamental identificado como verticilo, de acordo com a classificação de Vucetich.

Resolva a questão aqui ›


Ainda a respeito do Estatuto do Desarmamento, julgue os itens subsequentes. Somente quando em serviço, será autorizado o porte de arma de fogo aos guardas municipais dos municípios que integrem regiões metropolitanas nos estados da Federação.

Resolva a questão aqui ›


De acordo com alguns teóricos sociais, o mundo contemporâneo abriga uma sociedade em rede, fruto da revolução informacional e tecnológica que impactou a vida coletiva na totalidade de seus aspectos. Nessa sociedade, a mobilização social e a democracia política seriam afetadas pela citada revolução, uma vez que há cada vez mais pessoas conectadas nas redes sociais, que, assim, se tornariam capazes de acompanhar, de modo bem informado, importantes questões da atualidade, tais como meio ambiente e sustentabilidade, respeito a diferenças étnicas e culturais, desemprego e exclusão social, podendo, ainda, opinar sobre elas.

Tendo as informações do fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item abaixo.

Ainda não se têm evidências de que a ampliação das comunicações entre as pessoas, principalmente com a crescente participação destas nas redes sociais, favoreça a mobilização social e, dessa forma, fortaleça a democracia.

Resolva a questão aqui ›