Um sistema de saúde é passível de questões e dilemas...

Um sistema de saúde é passível de questões e dilemas éticos que, se não resolvidos adequadamente, podem comprometer a atuação profissional, a qualidade do atendimento ou a autonomia dos usuários. Nesse sentido, sobre a hemotransfusão em pacientes Testemunhas de Jeová, assinale a alternativa correta.
  • A. Deve ocorrer em qualquer situação independentemente da existência ou não de risco de morte e aceitação do paciente.
  • B. No Brasil, ainda não existem instituições que ofereçam serviço de hemoterapia alternativa a esses pacientes.
  • C. Na iminência de risco de morte, caso seja realizada a hemotransfusão, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, essa ação pode ser considerada crime.
  • D. Caso esteja prescrita pelo médico, o enfermeiro deve realizar a hemotransfusão, independente da situação e consentimento do paciente.
  • E. Quando o procedimento for eletivo, com necessidade de hemotransfusão, compete ao hospital requisitar decisão jurídica para proceder a hemoterapia, caso ela seja recusada.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da segurança física e patrimonial de instalações, julgue os itens que se seguem. Portaria ou recepção, devido ao fato de ser um local por onde transitam dirigentes, funcionários, visitantes e fornecedores, é considerada um espaço fundamental para a segurança da empresa; por isso as empresas devem dispor de um eficiente processo de identificação e de controle de ingresso de quaisquer pessoas nesse local.

Resolva a questão aqui ›


De acordo com a Lei no 8.112/90, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›