A gestação, o parto e o nascimento são fenômenos fisi...

A gestação, o parto e o nascimento são fenômenos fisiológicos que devem ser parte de uma experiência de vida saudável, envolvendo mudanças dinâmicas do ponto de vista físico, social e emocional. As situações de risco são aquelas que o estado de saúde da mulher e/ou do bebê apresenta complicações por doenças preexistentes ou intercorrências no parto ou puerpério geradas tanto por fatores orgânicos, quanto por fatores socioeconômicos e demográficos desfavoráveis.

Considerando as urgências obstétricas e neonatais, analise as assertivas a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A hemorragia puerperal pode levar a sérias complicações maternas, porém com baixa taxa de mortalidade materna.

( ) O abortamento iminente ocorre com hemorragia moderada, colo entreaberto com dilatação e saco gestacional desprendendo.

( ) As síndromes hipertensivas na gravidez, geralmente, ocorrem antes da 20ª semana e são caracterizadas pela presença de hipertensão, febre e proteinúria.

( ) Os recém-nascidos de mulheres com near miss, além do risco aumentado de óbito fetal, apresentam maior risco de morrer na primeira semana de vida, de necessitar de cuidados em uma UTI ou de serem pequenos para a idade gestacional.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A. F V F V
  • B. F F V F
  • C. V F V F
  • D. V V F V
  • E. V F F F
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação aos poderes administrativos, julgue os itens subsecutivos. Constitui exemplo de poder de polícia a interdição de restaurante pela autoridade administrativa de vigilância sanitária.

Resolva a questão aqui ›


A única opção em que os pares estão grafados corretamente é:

Resolva a questão aqui ›


Maria, esposa de Carlos, que cumpre pena de reclusão, era obrigada por ele, de forma reiterada, a levar drogas para dentro do sistema penitenciário, para distribuição. Carlos a ameaçava dizendo que, se ela não realizasse a missão, seu filho, enteado de Carlos, seria assassinado pelos comparsas soltos. Durante a revista de rotina em uma das visitas a Carlos, Maria foi flagrada carregando a encomenda. Por considerar que estava sob proteção policial, ela revelou o que a motivava a praticar tal conduta, tendo provado as ameaças sofridas a partir de gravações por ela realizadas. Em sua defesa, Carlos alegou que o crime não fora consumado.

No que se refere a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Carlos não será punido, pois, de fato, o crime não se consumou.

Resolva a questão aqui ›