Para técnica de palpação obstétrica, de acordo com as...

Para técnica de palpação obstétrica, de acordo com as manobras de Leopold, analise as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. O primeiro tempo tem a finalidade da determinação da Altura do Fundo do útero (AFU) e da relação com os pontos de referência: a sínfise púbica, a cicatriz umbilical, o apêndice xifoide e os rebordos costais, identificando a região fetal que ocupa o fundo uterino.

II. O segundo tempo é a exploração da escava, que possibilita identificar se existe apresentação fetal no estreito superior da bacia.

III. Tem objetivo determinar o crescimento fetal e diagnosticar os desvios da normalidade a partir da relação entre a altura uterina e a idade gestacional.

IV. Para a técnica correta, a gestante deve estar em decúbito dorsal, com os membros superiores paralelos ao tronco, os membros inferiores estendidos, o ventre descoberto e a bexiga vazia.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. Apenas as frases I e IV estão corretas
  • B. Apenas a frase IV está correta
  • C. Apenas a frase III está correta
  • D. As frases I, II e IV estão corretas
  • E. Apenas as frases I e II estão corretas
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Determinada paciente adulta procurou atendimento odontológico por apresentar mancha escura no dente anterior superior. Ela relatou que, quando era criança, havia sofrido um acidente de bicicleta que lhe provocara trauma nos dentes anteriores. O exame clínico revelou que o incisivo central superior direito apresentava alteração cromática sem cavitação, e o exame radiográfico evidenciou reabsorção interna, conforme mostrado respectivamente nas seguintes imagens.

Acerca dos múltiplos aspectos relacionados a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Todas as reabsorções internas são progressivas, visto que envolvem perda de odontoblastos e pré-dentina, o que impede o seu reparo por meio de novo tecido duro.

Resolva a questão aqui ›


Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base na legislação de regência e na jurisprudência dos tribunais superiores a respeito de execução penal, lei penal no tempo, concurso de crimes, crime impossível e arrependimento posterior. Manoel praticou conduta tipificada como crime. Com a entrada em vigor de nova lei, esse tipo penal foi formalmente revogado, mas a conduta de Manoel foi inserida em outro tipo penal. Nessa situação, Manoel responderá pelo crime praticado, pois não ocorreu a abolitio criminis com a edição da nova lei.

Resolva a questão aqui ›


Um empregado trabalhou de 15 de janeiro de 1996 a 28 de outubro de 2005. Considerando a prescrição, poderá ajuizar reclamação trabalhista até 28 de outubro de

Resolva a questão aqui ›