A irrigação é um fator fundamental para o suprimento h...

A irrigação é um fator fundamental para o suprimento hídrico dos cultivos em momentos críticos e é um componente que contribui à garantia de produtividades satisfatórias. Em relação a essa importante estratégia, analise as assertivas abaixo:

I. O arroz irrigado é a cultura que possui maior área irrigada no Sul do Brasil. Dos cerca de 1,2 milhão de ha irrigados no RS e SC, há uma média de uso de aproximadamente 1.000 m3.ha-1 de água ao longo de todo ciclo do arroz irrigado.

II. A maior demanda por água para a cultura da soja ocorre no período de floração/enchimento de grãos. Nesses estágios, quando coincidem com períodos de ausência de chuvas e baixa umidade do solo, se disponível, a irrigação torna-se uma prática importante.

III. Além da grande área irrigada com arroz no Sul do Brasil, a irrigação por sulcos no cultivo de Eucaliptos e Pinus tem evoluído significativamente, atingindo aproximadamente 350.000 ha, principalmente nos estados do RS e PR. A irrigação acelera em cerca de 30% o ciclo dessas espécies e aumenta a qualidade da madeira destinada a produção de celulose.

IV. O uso de pivôs na irrigação tem crescido significativamente na última década. Esse tipo de irrigação é utilizado no Sul do Brasil para irrigação de lavouras de soja, milho e outras culturas. Os benefícios dessa tecnologia se devem ao baixo custo de mão de obra para operação e, ainda, possibilita o controle mais aproximado da lâmina de água aplicada. Contudo, possui um alto custo de implantação e pode ocasionar uma maior incidência de doenças devido ao maior período de molhamento foliar.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I e III.
  • C. Apenas I e IV.
  • D. Apenas II e IV.
  • E. I, II, III e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens que se seguem, referentes a materiais de embalagens e acessórios. As embalagens de plástico possuem elevada propriedade mecânica, baixo custo, peso reduzido e facilidade de moldagem, o que possibilita a fabricação de embalagens em diversos formatos.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens que se seguem, relativos a carências nutricionais.

Uma gestante residente no Nordeste e uma criança de 1 ano de idade residente no Vale do Jequitinhonha – MG fazem parte do grupo de risco para deficiência de vitamina A.

Resolva a questão aqui ›