Analise as afirmativas a seguir com relação a seguranç...

Analise as afirmativas a seguir com relação a segurança de laboratório de Biotecnologia.

 I. Qualquer derramamento de substância que ocorrer no laboratório deverá ser imediatamente administrado, e medidas urgentes devem ser implementadas, a fim de evitar a perda de tempo e o controle da situação. Quanto à limpeza do material derramado, a mesma deverá ser realizada pelos próprios funcionários do laboratório. Para administrar a situação, é preciso que o funcionário seja devidamente capaz de identificar o tipo de material envolvido, decidir quais medidas deverão ser adotadas e proceder a limpeza, atendendo as normas de segurança, munido de todo o equipamento de proteção individual necessário, de modo a oferecer proteção aos olhos, mãos, pés, corpo e pulmões.

II. Os equipamentos de proteção individual devem estar disponíveis e em quantidade suficiente para dar a devida proteção aos funcionários do laboratório. A empresa é obrigada a disponibilizar todos os equipamentos necessários à proteção dos funcionários.

III. Planos de prevenção de incêndio devem ser implementados em todos os laboratórios, principalmente naqueles onde são utilizados materiais inflamáveis e/ou de fácil combustão. O fogo, quando gerado em ambientes de risco, pode levar a consequências de extrema gravidade, pois, nesses locais, o fogo se propaga com muita facilidade devido aos tipos de materiais que são inseridos e que são, na maioria das vezes, materiais combustíveis, substâncias inflamáveis e gases combustíveis.

IV. Quanto às práticas de laboratório que exigem equipamentos específicos, é preciso orientar profissionais dos mesmos a não lançar mão de improvisações com o intuito de agilizar as tarefas. Se houver necessidade de destilar qualquer solvente, certificar-se que a aparelhagem montada é compatível com a atividade e que o procedimento está sendo realizado em local próprio e com toda a segurança. Quando da destilação, o recomendado é o banho-maria. Jamais empregar chama direta.

V. Torna-se necessária a utilização de capelas de exaustão para manusear substâncias tóxicas e cabina de fluxo laminar para material biológico patogênico. Deve-se manter o vidro da capela abaixado o suficiente, de modo a ter somente as mãos inseridas no seu interior, sem jamais colocar a cabeça no interior da mesma.

Estão corretas:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis