Sobre a avaliação e o tratamento de recém-nascidos e l...

Sobre a avaliação e o tratamento de recém-nascidos e lactentes com distúrbios de alimentação e deglutição, é incorreto afirmar:
  • A. A avaliação e o tratamento de recém-nascidos e lactentes são semelhantes à proposta de intervenção com adultos, não havendo a necessidade de se considerar as peculiaridades inerentes a essas faixas etárias.
  • B. Deve-se avaliar a alimentação do recém-nascido imediatamente antes da dieta por sonda, potencializando respostas motoras e de deglutição mais fidedignas.
  • C. Deve-se utilizar o estímulo térmico gelado intraoral com critério, pois nos recém-nascidos prematuros e instáveis clinicamente, esse estímulo pode produzir hipotermia.
  • D. Na avaliação de crianças com traqueostomia, é necessário certificar-se da necessidade e frequência de aspirações para retirada de secreção, da ocorrência de tosse produtiva e suficiente para limpar as secreções de forma espontânea.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma paciente de 68 anos de idade, internada em um hospital, recupera-se de derrame ocorrido há 3 dias, que a deixou debilitada e com fraqueza em todo lado esquerdo do corpo. Tem dificuldades para andar (não sustenta seu corpo em pé) e para vestir-se sozinha. Também não consegue realizar sozinha atividades de higiene e de alimentação. Está em uma enfermaria com outras três pacientes, permanecendo todo o tempo calada. Antes da doença, era muito ativa, cuidava da casa e do marido. Foram prescritas as seguintes condutas ao auxiliar de enfermagem: verificar os sinais vitais de 4 em 4 horas; colher material para exames (urina de 24 horas); administrar medicamentos prescritos (heparina subcutânea 0,25 mL e ampicilina 250 mg); e auxiliar o enfermeiro na troca de curativos.

A respeito da situação hipotética apresentada e dos assuntos a ela associados, julgue os itens subseqüentes.

A verificação do pulso, importante parâmetro dos sinais vitais, pode ser realizada sobre a artéria radial, contando-se o número de pulsações em um quarto de minuto.

Resolva a questão aqui ›


Com referência à direção defensiva e a conceitos associados a essa maneira de dirigir, julgue os itens que se seguem.

Direção defensiva é a forma de dirigir que permite ao condutor reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com ele, com seus acompanhantes, com seu veículo e com outros usuários da via.

Resolva a questão aqui ›


Sebastião, filho único e pai de dois filhos, atirou em seu pai, Armando, viúvo. Sebastião foi condenado por esse ato, criminalmente, com sentença transitada em julgado.

Acerca da situação hipotética apresentada acima, e da legislação pertinente ao direito sucessório, julgue os itens que se seguem.

A ação de exclusão por indignidade deve ser proposta até quatro anos após a abertura da sucessão, sob pena de decadência.

Resolva a questão aqui ›