Sobre as estruturas geológicas de origem tectônica, con...

Sobre as estruturas geológicas de origem tectônica, considere as seguintes afirmativas:

1. Dobras disarmônicas se formam quando há intercalação de camadas com diferentes competências.

2. Fendas de tensão tendem a ser perpendiculares ao tensor sigma 1.

3. A charneira de uma dobra é o local de curvatura máxima das camadas.

4. Em dobras similares a espessura das camadas varia seguindo a inclinação da camada.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Embora muito se possa aprender da indústria que há mais tempo adotou a abordagem de sistemas, a assistência à saúde é muito mais complexa e específica que pilotar um Airbus: às 3 horas da madrugada, o paciente criticamente doente precisa de médicos e enfermeiros maravilhosos e dedicados, mais do que precisa de um checklist. Assumimos seriamente os grandes privilégios e responsabilidades que a sociedade nos confia, e não acreditamos nem por um segundo que a excelência individual e a paixão profissional tornem-se dispensáveis. Finalizando, erros na assistência à saúde são “nozes duras de quebrar”, que fazem com que precisemos de excelentes médicos e de sistemas mais seguros.

WACHETER, Robert.

Compreendendo a segurança do paciente. Porto Alegre: Artmed, 2010. 320 p., com adaptações. Com base no texto, julgue os itens a seguir.

Os planejadores de segurança devem realizar discussões de grupo, além de observação do trabalho dos profissionais durante as respectivas atividades diárias, para evitar a criação de um processo paralelo com práticas inseguras.

Resolva a questão aqui ›


Paciente do sexo feminino com 50 anos de idade apresentou forte dor epigástrica acompanhada de náuseas e vômitos. Ao exame físico apresentou-se com fácies dolorosa, em bom estado geral, normohidratada, normocorada e ictérica +/++++. Sinais vitais: TAx-37,3°C, FC-98 bpm e FR-16 irpm. Abdome doloroso à palpação profunda no epigástrio e no hipocôndrio direito, sem sinais de irritação peritoneal.

Exames laboratoriais – bilirrubinas: total: 2,5mg/dL (direta: 1,9mg/dL), amilase 950 U/L, lípase 200 U/L, triglicerídeos 140 mg/dL. Exame ultrassonográfico, feito anteriormente, evidenciou inúmeros pequenos cálculos no interior da vesícula biliar. A paciente foi internada, sendo prescritas hidratação, analgesia e dieta zero. Decorridas 36h a paciente estava assintomática e anictéríca.

A hipótese diagnóstica mais provável seria:

Resolva a questão aqui ›


Paciente internado no setor de infectologia de um hospital de alta complexidade, com todos os recursos disponíveis, no segundo dia de antibiótico endovenoso (vancomicina), perde o acesso venoso periférico. A enfermeira do setor então entra em contato com a equipe de cirurgia geral para realização de um acesso venoso definitivo, considerando-se que o paciente é multipuncionado e não tem mais veias periféricas capazes de serem utilizadas.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Coagulopatia é uma contraindicação absoluta de acesso venoso central.

Resolva a questão aqui ›