O século XX é considerado o século das revoluções. A...

O século XX é considerado o século das revoluções. A partir de 1917, quando a autocracia czarista foi derrubada, as utopias engendradas pelo século XIX buscaram materializar-se. A rigor, as revoluções se universalizaram, indo da Europa à Ásia, da América à África. Relativamente às revoluções do século XX, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Em 1949, os comunistas chineses tomaram o poder em Pequim após uma longa luta de guerrilhas, que se estendeu pela área rural e, posteriormente, chegou às cidades.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Moscovici (1985) sustenta que o trabalho interdisciplinar envolve dois tipos de competência: a competência profissional, ligada ao desempenho com base nos conhecimentos técnicos de cada membro da equipe, e a competência interpessoal, entendida como a habilidade de se relacionar com outras pessoas. Dentro do contexto, cabe ao Psicólogo:

Resolva a questão aqui ›


Um digitador foi diagnosticado como portador de síndrome do túnel do carpo à direita. Após cirurgia para descompressão nervosa, começou a apresentar quadro de dor em queimação, acompanhada de alodinia, hiperestesia e sudorese na mão direita. Na revisão da cirurgia, o médico responsável, ao detectar pequena lesão no nervo medial à direita, realizou bloqueio simpático, com melhora da sintomatologia.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

No caso descrito, é esperado que o paciente apresente alterações cognitivas, além de comprometimento do humor, do sono, do apetite e do ritmo intestinal.

Resolva a questão aqui ›


A criopreservação de células progenitoras hematopoéticas deve ser realizada de forma que não haja perda das funções das células. Assim, deve-se levar em consideração alguns fatores, tais como: volume, concentração de células, velocidade de congelamento, e também o agente crioprotetor a ser usado. Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica substâncias que podem ser crioprotetoras.

Resolva a questão aqui ›