Contraditório, o século XX já foi chamado de luminoso...

Contraditório, o século XX já foi chamado de luminoso e de sombrio. Da mesma forma que viu a expansão de regimes democráticos, mormente após a Segunda Guerra Mundial, ele também conviveu com um fenômeno político visceralmente antiliberal e antidemocrático, os fascismos. Em verdade, os anos 20 e 30 desse século foram marcados pela crise do liberalismo e pela ascensão de regimes totalitários de esquerda (URSS) e de direita, como, entre outros países e regiões, na Itália, Alemanha, Polônia, Península Ibérica e no Japão. Acerca dessa realidade histórica, julgue (C ou E) os próximos itens. Se, no Japão, os militares assumiram posições claramente fascistas e puseram em prática um ambicioso processo de expansão do país pela Ásia, na Península Ibérica deu-se o contrário: em Portugal e na Espanha, Salazar e Franco prescindiram do apoio militar e chegaram ao poder com apoio popular, comprovado em vitórias eleitorais de seus respectivos partidos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A Lei n. 8.666, de 1993, regulamenta a Constituição Federal de 1988 e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. Segundo o que ela estabelece, subordinam-se a seu regime:

Resolva a questão aqui ›


Um bebê de um ano e dois meses de idade foi atendido em pronto-socorro e, segundo a mãe, ele estava resfriado havia quatro dias, apresentando febre alta, vômitos e letargia. No exame físico, o médico constatou que a criança estava febril, taquicárdica, com rigidez de nuca, petéquias esparsas pelo tronco, mas sem sinais meníngeos. O bebê mostrou-se irritado ao manuseio, ficando letárgico quando não examinado. O médico realizou punção lombar para a coleta de liquor cuja análise demonstrou leucócitos de 1.200/mm3, com predomínio de polimorfonucleares, proteínas de 200 mg/dL e glicose de 35 mg/dL. Em face dessas constatações, o médico prescreveu tratamento de início imediato com ceftriaxona (100 mg/kg/dia), de 24/24 h.

Em relação a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

A doença que consiste no provável diagnóstico para o caso clínico em questão é frequentemente precedida por sintomas do trato respiratório ou gastrointestinais.

Resolva a questão aqui ›