Um dos principais momentos da 7ª Cúpula das Américas,...

Um dos principais momentos da 7ª Cúpula das Américas, realizada em abril de 2015 no Panamá, foram os discursos dos presidentes dos Estados Unidos e de Cuba que sinalizaram a intenção de retomada das relações entre esses países, após décadas marcadas
  • A. pela política norte-americana de embargo econômico a Cuba, vigente desde os anos 1960, com o objetivo de retaliar política e economicamente esse país convertido ao socialismo, restringindo as trocas comerciais entre este e empresas norte-americanas, bem como o trânsito de cidadãos.
  • B. pelo isolamento político de Cuba no continente ante a influência dos Estados Unidos na região, do qual é exemplo sua suspensão definitiva como integrante da OEA desde 1962 e a ausência da ilha de todas as “Cúpulas das Américas ” realizadas desde essa década até 2015.
  • C. por tentativas, por parte do governo cubano, de invasão da baía de Guantânamo, território insular ocupado pelos Estados Unidos desde 1903, que lá instalaram a base militar que abriga uma prisão de alta segurança onde concentram-se prisioneiros acusados de terrorismo.
  • D. por ataques mútuos entre os dois países durante a Guerra Fria, cujo auge ocorreu na chamada Crise dos Mísseis, conflito que teve vitória cubana, com a consequente retirada de mísseis norte-americanos de seu território, seguida de medidas de retaliação por parte dos Estados Unidos.
  • E. por fluxos emigracionais cubanos desde o fim da URSS, país que sustentava economicamente a Ilha e cuja derrocada impulsionou levas de cubanos a emigrarem clandestinamente a Miami, onde hoje exercem pressão para que os Estados Unidos apoiem o socialismo cubano.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Apesar da finalidade conciliatória em comum, mediação e conciliação apresentam nítidas distinções em seus propósitos e em seu alcance social. Em relação ao assunto, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


A Cia. Hoteleira FRS comprou o terreno, onde seu principal hotel foi construído, em 21/01/1979.

O custo de aquisição desse terreno, corrigido até 31/12/1995, corresponde a R$ 20.000,00.

Dona Fernanda, a administradora do hotel, vem discutindo com seu contador que o Balanço Patrimonial da Cia. Hoteleira FRS não está evidenciando a real situação patrimonial da entidade; afinal, esse mesmo terreno tem valor de mercado muito maior.

O contador diz que o terreno tem que ficar avaliado pelo Custo Histórico de Aquisição, isto é, $ 20.000,00.

A empresa SC Consultoria diz que o terreno pode ser reavaliado pelo valor de reposição (o montante que a Cia. Hoteleira pagaria se fosse adquiri-lo no presente momento), isto é, $ 80.000,00 – conforme os laudos.

Por outro lado, uma segunda empresa de consultoria, a ALS Consult, afirma que o terreno pode ser reavaliado pelo valor de realização (o montante pelo qual a Cia. Hoteleira venderia o bem no presente momento), isto é, $ 75.000,00 – conforme os laudos.

Considere que a alíquota do Imposto de Renda seja 25%.

Sabendo-se que a continuidade da Cia. Hoteleira FRS está assegurada, determine o valor da mutação do saldo do Patrimônio Líquido, pelo reconhecimento da reavaliação.

Resolva a questão aqui ›


Acerca do direito constitucional, julgue os itens a seguir.

A associação que busca uma finalidade ilícita poderá ser compulsoriamente dissolvida ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.

Resolva a questão aqui ›