O período entre 1870 e 1914 ficou conhecido na História...

O período entre 1870 e 1914 ficou conhecido na História Contemporânea como o do imperialismo. Esse período
  • A. caracterizou-se pelo fim do intervencionismo do Estado sobre a economia, pela superação da centralização política em torno de uma burocracia, com liberdade do câmbio e do comércio.
  • B. oi um momento de passagem do capitalismo concorrencial, limitado aos mercados europeus, para uma fase monopolista, conquistada com a fusão entre capital industrial e o bancário.
  • C. sustentou-se nos pilares econômicos de incentivo à produção industrial ou manufatureira e na liberdade de concorrência e de conquista econômica de novos mercados europeus.
  • D. foi definido como o ‘fardo do homem branco’ devido aos europeus e norte-americanos tomarem para si a tarefa de levar aos locais mais distantes do planeta o progresso econômico e tecnológico.
  • E. dividiu o mundo em duas áreas de influência bem demarcada: a controlada pelos Estados Unidos, formada pela América e a África, e a controlada pelos europeus, formada pela Ásia e o Oriente Médio.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens de 110 a 120.

Se fosse escrito na segunda pessoa do plural, o título do artigo se apresentaria da seguinte forma: Diga-me vosso nome e eu vos direis quem sois.

Resolva a questão aqui ›


É muito comum encontrar no mercado da construção civil materiais com características que se autodenominam de isolantes termo-acústicos. Considerando os princípios de absorção e de isolamento e o comportamento térmico e acústico isoladamente dos materiais, avalie as afirmações a seguir.

I. Um material considerado isolante térmico ajuda no controle do ruído e do isolamento sonoro através da sua absorção, sobretudo o som de maior frequência. Isso permite que ruídos de alta frequência sejam atenuados.

II. Materiais isolantes térmicos não conseguem executar nenhum tipo de função ligada ao desempenho acústico. O termo é empregado apenas por uma estratégia de marketing, já que alguns princípios de conforto ambiental, sejam eles térmicos ou acústicos, são normalmente confundidos no mercado da construção civil.

III. A principal característica do isolamento sonoro é se basear na utilização de materiais rígidos e pesados, diferentemente dos materiais isolantes térmicos, que normalmente são leves e de pouca densidade. Entretanto, um material leve, se utilizado com outro mais rígido, causa o efeito massa-mola-massa, que pode ser suficiente para isolamento acústico.

Está correto apenas o que se afirmam em

Resolva a questão aqui ›


Quanto à elaboração e à apresentação de um projeto de trabalho profissional, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›