As características naturais do estado de Mato Grosso sã...

As características naturais do estado de Mato Grosso são constantemente impactadas pelas atividades econômicas desenvolvidas. Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. O Bioma Cerrado é composto por árvores baixas com troncos retorcidos, folhas e cascas grossas, além de uma vasta vegetação rasteira formada por capins nativos e arbustos; a ocorrência de incêndios devido às técnicas de manejo agropecuário pode ocasionar múltiplos danos à vegetação, à fauna e à saúde humana.
  • B. Há no estado nascentes das três maiores bacias hidrográficas do país, cujas principais fontes de poluição resultam, entre outros fatores, dos esgotos domésticos, despejos industriais e das águas do retorno de irrigação.
  • C. A planície mato-grossense é formada por chapadões com a função de divisores de águas de importantes bacias hidrográficas cujas Áreas de Preservação Permanentes encontram-se intocadas.
  • D. O Bioma Pantanal é recoberto por uma vegetação característica com predominância do Cerrado cujo desmatamento para estabelecimento de pastagens cultivadas pode levar à perda de áreas nativas e da biodiversidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação à aférese, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:

I- Consiste na retirada do sangue total do indivíduo (neste caso, o doador), separação dos componentes sanguíneos por meio de centrifugação ou filtração, retenção do componente desejado numa bolsa e retorno dos demais componentes do sangue para o doador, sendo esse processo concomitante.

II- Na aférese apenas o concentrado de hemácias pode ser obtido por esse método.

III- O concentrado de plaquetas por aférese é obtido por coleta em máquina, a partir de doador único. A bolsa tem validade de até 5 dias, a partir da data da coleta.

Resolva a questão aqui ›


Em relação à medicina do trabalho, julgue os itens de 95 a 105. Os ritmos circadianos são sequências biológicas que variam em torno de 24 horas e podem ser eventos bioquímicos, fisiológicos ou comportamentais, sendo controlados por sincronizadores externos como a luz, a alimentação, entre outros, mas também persistem sem essas pistas ambientais, o que os caracteriza como ritmos gerados endogenamente.

Resolva a questão aqui ›