&nb...

              Os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Vladimir Putin assinaram ontem no Kremlin uma declaração conjunta na qual a Rússia formaliza seu respaldo à reivindicação brasileira de se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e, em retribuição, o Brasil apóia a aspiração russa de ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC). Na declaração, os dois governos manifestam interesse em projetos conjuntos nas áreas de alta tecnologia, como indústria aeronáutica e espacial, telecomunicações, combustíveis e energia, inclusive no desenvolvimento de tecnologias inovadoras na área nuclear.

                                                                      

Com o auxílio das informações do texto acima, julgue os itens a seguir, focalizando determinados aspectos referentes à recente viagem do presidente brasileiro à Rússia.

A pretensão de assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, por parte do Brasil, é algo que se manifestou apenas a partir do início do atual mandato presidencial, quando os resultados positivos do real estimularam sonhos mais ambiciosos em termos geoestratégicos para o país.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis