Com relação a tipos de sistemas operacionais, utilizaç...

Com relação a tipos de sistemas operacionais, utilização de recursos e forma como esses tipos são estruturados, assinale a opção correta.
  • A. No sistema operacional do tipo monotarefa, as aplicações são executadas de maneira simultânea, ou seja, o tempo de processamento é dividido entre as aplicações em execução.
  • B. No sistema operacional do tipo cliente-servidor, utiliza-se uma máquina virtual criada por um programa que simule o processador e outros recursos.
  • C. No sistema operacional do tipo monolítico, uma coleção de rotinas pode chamar qualquer outra rotina, uma vez que cada uma delas possui interface definida.
  • D. O sistema operacional do tipo batch organiza-se em camadas, cada uma das quais faz referência apenas aos módulos das camadas anteriores.
  • E. No sistema operacional do tipo multiprogramado, um único processo é executado de cada vez na máquina.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma operadora de telefonia celular tem a seu dispor

25,2 MHz de espectro para prover o serviço em uma dada

localidade. Esta operadora implementa uma tecnologia com

as seguintes características: método de acesso FDMA/

TDMA; espaçamento entre portadoras de 25 kHz; 7 slots

em cada portadora (multiplexados no tempo) alocados para

tráfego; duplexação FDD (Frequency Division Duplexing);

fator de re-uso de 3 células por cluster e setorização de

120o . Supondo uma distribuição uniforme de canais, nas

condições descritas acima, a quantidade de canais duplex

de tráfego disponíveis em cada setor é:

Resolva a questão aqui ›


Na agricultura convencional, certas práticas de manejo cultural e fitossanitário das lavouras têm levado ao desequilíbrio ecológico. Nesse contexto, o controle biológico, o manejo integrado de doenças e pragas e o cultivo orgânico representam práticas agrícolas mais equilibradas e, portanto, mais sustentáveis. Acerca do manejo integrado de doenças e pragas e a fungos benéficos, julgue os itens subseqüentes. No manejo integrado de pragas, controla-se a simples presença de praga que cause algum tipo de injúria, ao passo que, no controle convencional, a praga só deve ser controlada em caso de dano econômico.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens de 81 a 85 a respeito de anestésicos, antibióticos, quimioterápicos e medicamentos que atuam nos sistemas respiratório e gastrintestinal.

A terapia de erradicação do Helicobacter pylori é eficaz quando usada em esquema tríplice, que combina dois antibacterianos e um inibidor da bomba de prótons, embora haja variações bacteriológicas e geográficas.

Resolva a questão aqui ›