Um homem de cinquenta e seis anos de idade, portador de...

Um homem de cinquenta e seis anos de idade, portador de diabetes melito tipo II, foi atendido em consultório odontológico. O paciente relatou fazer uso de cloridrato de metformina, 500 mg, um comprimido ao dia pela manhã. No exame físico, foi constatada a necessidade de cirurgia pré-protética. No teste de glicemia capilar, quinze minutos antes da intervenção, foi verificada a taxa de 196 mg/dL. A pressão arterial aferida foi normal.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A. Em caso de pacientes diabéticos, o tratamento cirúrgico deve ser realizado, preferencialmente, no período da manhã com controle da pressão arterial antes, durante e após o tratamento.
  • B. Em caso de pacientes diabéticos, a antibioticoterapia deve ser adotada somente nas situações em que houver evidente comprometimento valvular cardíaco, renal ou glicemia acima de 400 mg/dL.
  • C. Em caso de paciente diabético descompensado, com taxa glicêmica capilar acima de 110 mg/dL, deve-se suspender o atendimento cirúrgico e encaminhar o paciente ao médico responsável.
  • D. Em caso de pacientes diabéticos, com taxa glicêmica capilar acima de 400 mg/dL, deve-se aplicar 1 mL de insulina subcutânea e iniciar o tratamento somente após 1 hora.
  • E. Antes do tratamento cirúrgico, deve ser indicada a ampliação da dose do cloridrato de metformina por quarenta e oito horas, dois comprimidos ao dia, para melhor controle glicêmico.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da poluição e do controle da poluição da água, julgue os itens que se seguem.

A equação original de Streeter-Phelps, muito utilizada para calcular a carga máxima admissível de DBO a ser lançada em corpos receptores, leva em consideração, nos cálculos, apenas a entrada de oxigênio na água por reoxigenação atmosférica (ou reaeração na superfície da água) e a retirada de oxigênio por decomposição bioquímica da matéria orgânica na água.

Resolva a questão aqui ›


Em relação a tecnologias da informação, julgue os itens que se seguem. Em sua acepção mais simples, hipertexto é um sistema de gerenciamento de bases de dados que permite relacionar, a partir de links ou pontos de associação, informações distintas que não aparecem de forma simultânea na tela.

Resolva a questão aqui ›


João é presidente de empresa que possui trinta e cinco franquias de uma rede de lojas de informática. Ele orgulha-se de saber tudo sobre seus empregados e sempre procura conhecer as necessidades e expectativas deles. Para João, não há segredos na empresa, todos devem agir abertamente e contar os problemas pessoais que possam interferir no desempenho individual e organizacional. A premissa de trabalho de João é embasada na ideia de que o líder deve fazer aquilo que um bom amigo faria, embora também aja de forma autoritária, pois instrui seus empregados a fazerem o que lhes é dito para fazer. Para o presidente, vale a seguinte regra: “Só vou falar isso para você uma vez. Se houver reincidência no erro, a demissão é certa”. Ao mesmo tempo, João acredita na abertura, integridade e honestidade e espera receber o mesmo que oferece. As pessoas parecem gostar de trabalhar com ele, pois permanecem, em média, dez anos na empresa, enquanto o tempo estimado de permanência das pessoas no segmento de informática é de três anos.

A partir da situação hipotética descrita, julgue os itens seguintes.

João adota estilo de liderança ambíguo, que pode gerar, em seus subordinados, problemas de saúde ocupacional, apesar de algumas pessoas gostarem de trabalhar com ele.

Resolva a questão aqui ›