Os fenômenos da morte devem ser muito bem analisados pe...

Os fenômenos da morte devem ser muito bem analisados pelo médico legista. Em relação aos fenômenos abióticos, analise as afirmações.

I. A desidratação manifesta nos olhos a formação da tela viscosa e a mancha negra esclerótica.

II. As manchas de hipóstases cutâneas surgem nos cadáveres e são encontradas preferencialmente na parte de declive dos corpos.

III. Segundo a lei de Nysten, a rigidez cadavérica se manifesta em primeiro lugar nos membros superiores.

IV. A córnea, mesmo após semanas depois da morte, ainda se mantém transparente.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, II e III, apenas
  • B. I, III e IV, apenas
  • C. II e IV, apenas
  • D. I, II e IV, apenas
  • E. I e II, apenas
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um paciente queixa-se de dor de cabeça periódica há 19 anos. Segundo ele, a dor é forte o bastante para inviabilizar o trabalho de qualquer natureza e cada episódio tem duração de pelo menos seis horas, com dor pulsátil unilateral, náuseas e com piora ao subir escadas. O paciente relata também alterações visuais antes de cada episódio doloroso, que ele reconhece como prenúncios de que a dor vai começar.

Julgue os itens a seguir, acerca desse caso hipotético.

Técnicas de enfrentamento ativo são inviáveis como proposta terapêutica para o caso descrito.

Resolva a questão aqui ›


Com referência às disposições contidas na Lei Estadual n.º 5.810/1994, julgue os itens que se seguem. Será tornada sem efeito a posse do servidor que não entrar em exercício no prazo legal.

Resolva a questão aqui ›


Há uma grande preocupação diante da degradação ambiental causada pela voracidade da exploração de recursos nos estados amazônicos brasileiros, incluindo o Pará. Com base nas características naturais dos ecossistemas encontrados nesse estado e na necessidade de preservação desses ecossistemas, julgue os itens seguintes. Embora o ecossistema amazônico seja considerado frágil, o clima tropical propicia uma rápida regeneração das florestas, o que torna o desmatamento um problema menor quando comparado, por exemplo, à poluição dos rios pelo garimpo.

Resolva a questão aqui ›