Para descobrir qual dos assaltantes — Gavião ou Falcão...

Para descobrir qual dos assaltantes — Gavião ou Falcão — ficou com o dinheiro roubado de uma agência bancária, o delegado constatou os seguintes fatos:

F1 – se Gavião e Falcão saíram da cidade, então o dinheiro não ficou com Gavião;

F2 – se havia um caixa eletrônico em frente ao banco, então o dinheiro ficou com Gavião; F3 – Gavião e Falcão saíram da cidade;

F4 – havia um caixa eletrônico em frente ao banco ou o dinheiro foi entregue à mulher de Gavião.

Considerando que as proposições F1, F2, F3 e F4 sejam verdadeiras, julgue os itens subsequentes, com base nas regras de dedução.

A negação da proposição F4 é logicamente equivalente à proposição “Não havia um caixa eletrônico em frente ao banco ou o dinheiro não foi entregue à mulher de Gavião”.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Incluiu-se, no programa de serviço de atenção domiciliar (SAD), conforme os critérios de inclusão nas modalidades de atenção domiciliar (AD), um jovem de 22 anos de idade com sequela neurológica grave, desenvolvida em razão do traumatismo cranioencefálico (TCE) proveniente de uma colisão de motocicleta, a partir do qual o paciente passou a apresentar problemas fonoaudiológicos, de deglutição e de movimentação. O jovem, hoje, se alimenta por sonda nasoenteral (SNE), instalada no hospital em que permaneceu internado por mais de 30 dias após o acidente. Para se avaliar a complexidade do dano ao paciente e classificar este na AD, existem alguns critérios a ser avaliados pelo profissional responsável.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos relacionados ao atendimento realizado na atenção domiciliar, julgue os itens a seguir.

Ao avaliar a situação do paciente, o profissional não deve levar em consideração a complexidade e os aspectos socioeconômicos da família que cuidará do paciente.

Resolva a questão aqui ›


Segundo os conceitos fixados na Portaria nº 42/1999, do Ministério de Orçamento e Gestão, entendem-se por:

I. Programa, o instrumento de organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos por Decreto do Poder Executivo;

II. Projeto, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo;

III. Atividade, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo;

IV. Operações Especiais, as despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.

Assinale a alternativa correta:

Resolva a questão aqui ›


No que se refere aos contratos e licitações e à responsabilidade civil, julgue os itens subsequentes. A aquisição de bens imóveis pela administração pública, em regra, somente pode ser realizada pela modalidade de licitação tomada de preços, independentemente do valor do imóvel.

Resolva a questão aqui ›