Quanto ao exercício de trabalho em condições de insalu...

Quanto ao exercício de trabalho em condições de insalubridade, que assegura ao trabalhador a percepção de adicional incidente sobre o salário, é INCORRETO afirmar que
  • A. insalubridade de grau máximo é 40%, grau médio é 20% e grau mínimo é 10%.
  • B. o adicional poderá ser cumulativo, no caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, mediante avaliação pericial por órgão competente, que comprove a existência dos riscos à saúde do trabalhador.
  • C. a eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessão do pagamento do adicional respectivo.
  • D. a impossibilidade de eliminação ou neutralização do fator de insalubridade deverá ser comprovada por laudo técnico do engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da fitogeografia do Brasil, sistemática da flora brasileira e geografia florística, julgue os itens 94 a 98.

Myrtaceae, que representa uma das maiores famílias da flora brasileira, com 23 gêneros, tem dois centros de diversidade no mundo, a África austral, onde ocorre o Eucalyptus, e os Neotrópicos, onde ocorrem várias frutíferas, como a goiabeira e o araçá (ambas do gênero Psidium), a pitangueira e a cagaita (ambas do gênero Eugenia) e a jabuticabeira (Myrciaria).

Resolva a questão aqui ›


Sobre as penalidades administrativas previstas no Estatuto dos Servidores Públicos do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul é correto afirmar que:

Resolva a questão aqui ›


Acerca da arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), que consiste em instrumento constitucional que intensifica o poder de controle de constitucionalidade do STF, julgue os itens a seguir.

I A ADPF tem como objeto exclusivo a proteção dos direitos e das garantias fundamentais previstos na CF, sendo admitida somente quando não houver outro meio de sanar a lesividade.

II A ADPF pode ser proposta pelos entes legitimados para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade, bem como por qualquer pessoa lesada ou ameaçada por ato do poder público.

III A ADPF é admitida quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, ainda que anteriores à CF.

IV Embora seja viável a utilização da ADPF para tratar de violação a preceito fundamental decorrente de decisões judiciais do próprio Poder Judiciário, esse instrumento constitucional não é a via adequada para a obtenção de interpretação, revisão ou cancelamento de súmula vinculante.

Estão certos apenas os itens

Resolva a questão aqui ›