Questão Q60094
2000 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Departamento de Polícia Federal (DPF)
Prova: Concurso Departamento de Polícia Federal (DPF) - Policial Federal / Agente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2000 Departamento de Polícia Federal (DPF)

"O mundo vive promissor momento de paz, em que não há gue...

"O mundo vive promissor momento de paz, em que não há guerras declaradas entre as 190 nações que compõem a ONU". Essa frase é do vice-presidente da República, Marco Maciel, retirada de artigo publicado pelo Jornal de Brasília em 26/9/2000. Como representante oficial do Brasil, o vice-presidente participou da reunião da Cúpula do Milênio, recentemente promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A propósito dessa reunião e do contexto em que ocorreu, julgue os seguintes itens.

É bastante plausível que uma das razões para a inexistência de guerras formalmente declaradas, neste momento, como constatou o vice-presidente brasileiro, seja o fim da Guerra Fria - com seu quadro de rígida bipolarização ideológica - que, iniciada logo após o término da Segunda Guerra Mundial, marcou profundamente as relações internacionais por cerca de três décadas.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...