As boas práticas agropecuárias (BPA) são um conjunto d...

As boas práticas agropecuárias (BPA) são um conjunto de atividades desenvolvidas dentro da fazenda leiteira com o objetivo de garantir a saúde, o bem-estar e a segurança dos animais, do homem e do ambiente. Tais práticas estão associadas ao processamento de derivados lácteos seguros e de qualidade, à sustentabilidade ambiental e à possibilidade de agregação de valor, além de ser exigência dos consumidores e da legislação. As BPAs são também a base para a implantação de outros programas de garantia de segurança dos alimentos, como a análise de perigo e pontos críticos de controle (APPCC).

Com relação aos princípios e objetivos que norteiam as tomadas de decisão, assinale a alternativa incorreta.

  • A. A análise de perigos e medidas preventivas tem por objetivo principal definir o perigo (biológico, químico e físico) e como identificar esses perigos por meio de medidas preventivas.
  • B. A identificação dos pontos críticos de controle (PCCs) tem por objetivo identificar e caracterizar esses pontos críticos. Nesse momento, as árvores decisórias e(ou) questionários são elaborados para consulta.
  • C. O estabelecimento de limites críticos para a medida preventiva associada a cada PCC estabelece a definição desses limites críticos e os quantifica.
  • D. O monitoramento do PCC e dos procedimentos para utilização dos resultados obtidos define quais os métodos e os equipamentos utilizados para o monitoramento, o tempo, a frequência e o responsável.
  • E. As ações corretivas, nesse caso, não são necessárias porque, se tratando da definição do processo produtivo, de como será o seu controle e prevendo todos os riscos que podem acontecer em todo o processo, não há erro que justifique essa ação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Sobre a esterilização com o uso de substâncias químicas, analise as afirmativas a seguir.

I. O tempo de esterilização com fenol sintético é de 30 minutos.

II. O tempo de esterilização com o glutaraldeído 6% é de 30 minutos.

III. O tempo de desinfecção com fenol sintético é de 30 minutos.

IV. O tempo de esterilização com o glutaraldeído 2% é de 10 horas.

Assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


A divisão do território brasileiro em biomas tem permitido ao Ministério do Meio Ambiente realizar debates específicos em torno de definições de políticas ambientais, considerando as particularidades de cada bioma. A realização de workshops sobre áreas prioritárias para conservação da biodiversidade por biomas e o mapeamento de remanescentes de cobertura vegetal também por biomas ilustram este fato.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

Os biomas brasileiros apresentam limites cartográficos discretos, absolutos e bem definidos.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens subseqüentes à luz do direito processual penal.

Diversamente do que ocorre em relação ao processo civil, no processo penal não se admite que, em caso de morte da vítima, os familiares assumam o lugar dela, no pólo ativo da ação penal privada, para efeito de apresentação de queixa

Resolva a questão aqui ›