Um carro estava trafegando em uma estrada, em um trecho r

Física - Geral - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016 - SME/SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Um carro estava trafegando em uma estrada, em um trecho retilíneo e em declive. Com o objetivo de poupar combustível, o motorista colocou o motor do carro em “ponto morto”. Assim, ele percorreu um trecho de 1,6 km de extensão em declive, descendo 30 m com o velocímetro do carro indicando que a velocidade se manteve constante.

Considerando a massa do carro e de seus ocupantes em 1,2 t e a aceleração da gravidade local em 10 m/s2, é possível estimar o módulo da resultante das diversas forças de atrito, que se opõem ao movimento do carro durante esse trecho, em

  • A. 300 N.
  • B. 240 N.
  • C. 225 N.
  • D. 200 N.
  • E. 175 N.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O CMMI foi criado para auxiliar organizações de desenvolvimento a obterem avanços em relação à capacidade e a entregar produtos de melhor qualidade aos clientes. Considerando essa informação, julgue os itens a seguir.

Uma empresa de um nível mais baixo de maturidade pode implementar processos de nível mais elevado.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens seguintes, referentes à contabilidade fiscal e à sustentabilidade do endividamento público. No Brasil, despesas e receitas fiscais não podem ser contabilizadas de forma híbrida pelo regime de caixa e pelo regime de competência.

Resolva a questão aqui ›


A figura ao lado ilustra uma planilha em edição no Microsoft Excel 2007 (MSExcel 2007), que apresenta valores hipotéticos de seis processos. Nessa planilha, o total e a média aritmética dos valores dos seis processos serão inseridos nas células C8 e C9, respectivamente. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

Para classificar os processos do menor valor para o maior, é suficiente selecionar as células de C2 até C7; clicar a ferramenta selecionar a opção Classificar do Menor para o Maior e, em seguida, clicar o botão Classificar.

Resolva a questão aqui ›